ABC Educação

Cresce percentual de alunos da rede pública aprovados nas Etecs

84,5% dos convocados fizeram da quinta à oitava série em instituições públicas; 76 % deles têm renda familiar de até cinco salários mínimos

  • Data: 07/04/2021 13:04
  • Alterado: 07/04/2021 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS
Cresce percentual de alunos da rede pública aprovados nas Etecs

Crédito:Gastão Guedes

Entre os convocados pelo Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre deste ano, 84,5% fizeram integralmente o Ensino Fundamental 2 em instituições públicas. Esse percentual representa um crescimento em relação ao mesmo período de 2020 (78,6%).

O dado consta do Relatório Socioeconômico feito pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) – instituição responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza (CPS) – com 75.259 candidatos aprovados no Vestibulinho.

O processo seletivo foi realizado, pela segunda vez consecutiva, por meio da avaliação do histórico escolar. A mudança, adotada para atender ao protocolo sanitário, visou garantir a segurança dos candidatos mantendo o distanciamento e evitando aglomerações.

Para o coordenador da Unidade do Ensino Técnico e Médio (Cetec), Almério Melquíades, “a seleção pela análise do histórico exclui a tensão natural da prova e também o risco de abstenção”. Essa mudança de avaliação pode ter influenciado  algumas alterações no perfil dos novos alunos das Etecs.

Protagonismo feminino

Outro diferencial desta turma que ingressou em 2021 é a presença massiva de mulheres, que passaram a ser maioria, com 61% de representatividade. No grupo que começou os estudos no primeiro semestre do ano passado, elas representavam 49,6%.     

De acordo com o levantamento, a renda familiar de 76% dos aprovados no Vestibulinho é de até cinco salários mínimos. Esse percentual inclui 55,66% de candidatos com renda familiar de até três salários mínimos. 

Os alunos autodeclarados afrodescendentes representam 32,2%, um aumento também se comparado ao percentual aferido no mesmo período do ano anterior, que foi de 30,19%. 

Mais qualificação 

Os jovens estão se interessando, cada vez mais cedo, em se informar sobre carreiras e capacitação profissional. Entre os ingressantes nas Etecs, por exemplo, 23,41% fizeram algum curso de qualificação – 12,43% recorreram a uma instituição pública e 10,98% à privada. 

A abordagem sobre qualificação profissional no Relatório Socioeconômico é inédita. Para Almério, a oferta desse tipo de programa é um incentivo para os jovens refletirem sobre o futuro profissional. “Cursos como os oferecidos pelo Novotec, por exemplo, proporcionam experiência para ajudar na escolha do curso superior e evitar uma insatisfação ou desistência lá na frente”, explica.      

O Programa Novotec é uma parceria do CPS com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que, desde 2019, oferece o itinerário de formação técnica e profissional nas Etecs e nas escolas da rede estadual em três modalidades: Integrado, Expresso e Virtual. 

Conexão

 A conexão à internet é praticamente universal: 98,9% responderam ter acesso à rede em casa, sendo que 86,87% costumam conectar-se pelo celular, 50,03% pelo notebook, 14,35% pelo desktop e 3,36% utilizam o tablet. “Esse acesso elevado facilita o aprendizado pelo ensino remoto”, afirma Almério. 

A opinião de amigos e familiares conta bastante quando o assunto é Vestibulinho. Entre os aprovados, 26,31% ficaram sabendo do processo seletivo pelos amigos e 22,66% por parentes. O assunto gera muita interação nas redes sociais – plataformas pelas quais 22,19% dos aprovados tomaram conhecimento do processo seletivo. No mesmo período do ano passado foram apenas 7,31% (6,78% haviam se informado pelo Facebook e 0,53% pelo Instagram).

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados