Data: 23/11/2021 10:44 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Consultora da Ocupação Paulo Freire fala sobre aspectos do trabalho do educador em live

Gleyce Kelly Heitor é diretora do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake e participou da pesquisa da Ocupação Paulo Freire, em cartaz no IC até 30 de janeiro


Consultora da Ocupação Paulo Freire fala sobre aspectos do trabalho  do educador em live no Instagram do Itaú Cultural
Consultora da Ocupação Paulo Freire fala sobre aspectos do trabalho do educador em live no Instagram do Itaú Cultural

Crédito: Amancio Chiodi

No dia 23 de novembro, terça-feira, às 19h, a convidada da série de lives mensais, que o Itaú Cultural tem realizado no Instagram, é a consultora da Ocupação Paulo Freire, Gleyce Kelly Heitor. A educadora e pesquisadora tem como foco a atuação no estabelecimento de relações entre as áreas da gestão cultural, arte contemporânea e educação. Guiada pelos campos da museologia e do pensamento social brasileiro para o fortalecimento de vínculos entre a cultura e os movimentos sociais, ela é hoje diretora do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

Durante a live, conduzida por uma das educadoras da organização, Monica Carolina de Abreu Silva, presente na Ocupação, ela fala sobre quem foi Paulo Freire, contemplando sua origem e formação, a alfabetização em Angicos, os materiais didáticos utilizados em experiências de letramento no território nacional e em outros países, sua saída do Brasil e as viagens pelo mundo e, por fim, a gestão de Freire como secretário de educação de São Paulo.

Esta série de lives mensais realizadas pelo Itaú Cultural tem o propósito de aproximar o público das exposições em curso na organização. Mediada pelos educadores do Itaú Cultural e com interpretação simultânea em Libras, as conversas on-line ao vivo propõem uma investigação acerca dos diversos aspectos presentes nas mostras em cartaz.

Participaram dessa série, o ator Lima Duarte, homenageado na 50ª mostra do projeto Ocupação; Juçara Marçal, curadora da Ocupação Chiquinha Gonzaga; Edinha Diniz, biografa da maestrina; a artista visual Beatriz Milhazes, que teve uma mostra panorâmica de sua obra na instituição e no Masp, Beatriz Milhazes: Avenida Paulista; o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro Ailton Krenak, a jornalista Bianca Santana, curadora da Ocupação Sueli Carneiro, e a assistente de curadoria da exposição Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória. Todas elas podem ser vistas no IGTV do IC - www.instagram.com/itaucultural/channel/.

SERVIÇO

Live com Gleyce Kelly Heitor– na Ocupação Paulo Freire

Dia 23 de novembro (terça-feira), às 19h

No Instagram do Itaú Cultural: https://www.instagram.com/itaucultural/

Classificação indicativa: Livre

Duração: 40 minutos aproximadamente

Comente aqui