Data: 31/03/2017 09:58 / Autor: Rodolfo Albiero / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio promove primeira capacitação regional sobre política habitacional

A capacitação integra a elaboração do Diagnóstico Habitacional Regional, produzido pelo Consórcio e pela Universidade Federal do Grande ABC, que apontou um déficit de 230 mil moradias


Capacitação regional sobre caracterização de assentamentos precários
Capacitação regional sobre caracterização de assentamentos precários

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC iniciou, na quinta-feira (30), a primeira capacitação regional sobre os temas de maior impacto para a estruturação da política habitacional regional. Durante a formação, equipes técnicas dos sete municípios analisam estratégias de caracterização de assentamentos precários, com o objetivo de possibilitar a organização de intervenções e a produção de informações. As atividades continuam nesta sexta-feira (31).

A capacitação integra a elaboração do Diagnóstico Habitacional Regional, produzido pelo Consórcio e pela Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), que apontou um déficit de 230 mil moradias na região. A coordenadora do estudo pela universidade, Rosana Denaldi, ressaltou que o crescimento das favelas e da precariedade das moradias não resulta apenas do crescimento dos centros urbanos, da concentração da população ou dos processos migratórios.

“A precarização está relacionada a questões como o modelo de desenvolvimento excludente, a restrição no acesso à terra, a concentração da propriedade, além da força do capital imobiliário no mercado brasileiro. Historicamente, as políticas habitacionais não conseguiram evitar uma urbanização desigual”, afirmou.

Os técnicos das sete cidades também abordaram o retrospecto da evolução da ação governamental diante das questões habitacionais e trabalharam conceitos, fontes de dados, abordagens de mensuração e a identificação de assentamentos precários.

O calendário de atividades relacionadas ao Diagnóstico Habitacional Regional prevê, ao longo deste ano, mais ações de apoio à regularização fundiária e a elaboração de uma estratégia regional para o enfrentamento do problema habitacional

Capacitação regional sobre caracterização de assentamentos precários
Capacitação regional sobre caracterização de assentamentos precários

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

Comente aqui