Data: 03/09/2019 10:00 / Autor: Cadu Proieti / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio divulga pontos de coleta de logística reversa nas sete cidades

Endereços dos locais estão disponíveis no site do órgão público regional


Na logística reversa, a indústria e o comércio ficam responsáveis por garantir o descarte adequado desse material
Na logística reversa, a indústria e o comércio ficam responsáveis por garantir o descarte adequado desse material

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC passa a divulgar os pontos de coleta para logística reversa nas sete cidades. O levantamento foi realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e apresentado ao Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos da entidade regional. A divulgação dos dados é um dos resultados do encontro regional realizado em junho com a participação da presidente da Cetesb, Patricia Iglecias, que destacou a importância do compartilhamento de informações.

O objetivo da iniciativa é apoiar a implantação da logística reversa na região. O sistema compreende coleta, reuso, reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos após o consumo de produtos já sem uso e suas embalagens descartadas.

Na logística reversa, a indústria e o comércio ficam responsáveis por garantir o descarte adequado desse material. O sistema está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), que prevê também a priorização do reaproveitamento do material em vez de seu descarte em aterros.

“Com o conhecimento sobre esses pontos de descarte, os municípios poderão auxiliar na fiscalização junto ao estado e na comunicação à população. É uma forma de estarmos integrados ao sistema e apoiar a destinação adequada dos resíduos”, destaca a coordenadora do GT Resíduos Sólidos, Karin Kelly da Silva.

Por meio do levantamento da Cetesb, os municípios também podem divulgar os pontos de coleta e ajudar na fiscalização.

Confira a listagem por município:

Santo André

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

Diadema

Mauá

Ribeirão Pires

Rio Grande da Serra

Comente aqui