Data: 25/05/2020 16:56 / Autor: Rodolfo Albiero / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio ABC e Secretaria Estadual de Meio Ambiente discutem logística reversa

Entidade promoveu encontro virtual com coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, José Valverde


Entidade promoveu encontro virtual com coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, José Valverde
Entidade promoveu encontro virtual com coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, José Valverde

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

Consórcio Intermunicipal Grande ABC debateu na manhã desta segunda-feira (25/5), por meio de videoconferência, propostas para logística reversa nas sete cidades com o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (Cirs) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), José Valverde.

Na logística reversa, a indústria e o comércio ficam responsáveis por garantir o descarte adequado desse material. O sistema está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), que prevê também a priorização do reaproveitamento do material em vez de seu descarte em aterros.

Durante o encontro, Valverde apresentou as ações articuladas entre o comitê e os municípios do Grande ABC em relação à temática e ressaltou a importância de buscar a estruturação de projetos-pilotos de forma consorciada.

A reunião contou com participação da gerente-executiva da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), Mara Ballam, que apresentou experiências realizadas pela entidade sem fins lucrativos em gestão de resíduos sólidos.

Também representaram o Consórcio ABC na videoconferência o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, o diretor de Programas e Projetos, Giovanni Rocco, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos, Karin Kelly da Silva, e a coordenadora de Programas e Projetos Lívia Rosseto.

Acompanharam ainda o encontro representantes da equipe técnica da secretaria estadual e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O secretário-executivo do Consórcio ABC ressaltou que a destinação dos resíduos sólidos vai continuar norteando as ações da entidade regional. “O Consórcio ABC completa em dezembro 30 anos de sua fundação, que ocorreu para tratar justamente da questão dos resíduos sólidos. É um tema que vai continuar na nossa pauta nos próximos anos”, afirmou Brandão.

Comente aqui