Data: 18/06/2019 16:08 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio ABC recebe oficinas da UFABC e reforça aproximação com universidades

Dados espaciais para realização de projetos regionais e Carta Geotécnica foram temas do evento na entidade regional


A primeira oficina foi apresentada pela coordenadora do curso Planejamento Territorial, Carolina Moutinho Duque de Pinho
A primeira oficina foi apresentada pela coordenadora do curso Planejamento Territorial, Carolina Moutinho Duque de Pinho

Crédito: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (18/06), duas oficinas realizadas pela Universidade Federal do Grande ABC (UFABC). O evento iniciou tratando sobre a utilização de dados geoespaciais no planejamento territorial e suas aplicações, e após, o assunto abordado foi da aplicação da Carta Geotécinica de Aptidão à Urbanização dos municípios da região do ABC.

A primeira oficina foi apresentada pela coordenadora do curso Planejamento Territorial, Carolina Moutinho Duque de Pinho. Trouxe para conhecimento a importância dos mapas territoriais nas produções de políticas para região. Foi enfatizado, também, a essencial integração dos dados espaciais, visto que grande parte dos dados utilizados por instituições governamentais são dessa natureza.

A palestra mostrou que com a utilização da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), a intenção é que a publicação seja feita em um sistema único, aumentando a frequência de atualização de informações, facilitando a acessibilidade e desburocratizando o intercâmbio de dados setoriais essenciais. “Cada setor continua com seu próprio modo de gerenciamento de dados, mas o compartilhamento será centralizado”, sintetiza Carolina.

Em seguida, a professora e doutora em geografia física Kátia Canil trouxe as aplicações fundamentais das cartas Geoténica, de Suscetibilidade e de Risco. Nessa última, áreas perigosas com possibilidades de desastres são localizadas e expostas para conhecimento do risco. Kátia citou os desastres causados pelas fortes chuvas na região no dia 11 de março, dizendo que a utilização da Carta é “para que situações como essa não se repitam ou sejam, ao menos, minimizadas”.

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) também foi citada com importância pelas palestrantes. Nessa plataforma há integração de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento. Os dados apresentados na INDE possuem origem federal, estadual, distrital e municipal.

UFABC E CONSÓRCIO

No mês de maio, alunos da UFABC participaram de uma semana de estudos sobre o Consórcio ABC. A finalidade foi oferecer aos universitários da instituição federal conhecimento sobre os projetos desenvolvidos pela entidade regional em benefício das sete cidades em áreas como mobilidade, saúde, segurança pública, políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e o funcionamento do processo de captação de verbas e obtenção de financiamentos.

Comente aqui