Data: 14/07/2020 20:03 / Autor: Rodolfo Albiero / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio ABC propõe organização de encontro de consórcios paulistas

Proposta da entidade é realizar evento para ampliar trocas de experiências e fortalecer atuação das instituições em benefício dos municípios associados


O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu nesta terça-feira (14/7), por meio de videoconferência, consórcios de municípios paulistas para debater ações das entidades em resposta a questões sanitárias, sociais e econômicas. Durante encontro, o órgão que representa a união das sete prefeituras da região, propôs a organização de um encontro ampliado para trocas de experiências e fortalecimento dessas instituições.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, ressaltou que as associações de municípios são um importante instrumento para implementação de políticas públicas mais eficientes.

“Conhecer e fortalecer os consórcios intermunicipais é parte da resposta aos principais desafios enfrentados pelas cidades. Por isso, propomos iniciar a organização de um evento ampliado reunindo os consórcios paulistas”, afirmou Brandão.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, destacou que o fortalecimento dos consórcios públicos amplia a representatividade dos municípios junto às demais esferas governamentais.

“Ao longo desta pandemia, ficou ainda mais claro que os consórcios intermunicipais são um importante instrumento de cooperação e gestão intergovernamental, fortalecendo a representatividade das cidades associadas junto aos governos estadual e federal”, disse Maranhão.

A organização do encontro será discutida por equipes técnicas do Consórcio ABC e dos demais consórcios paulistas, juntamente com a Rede Nacional de Consórcios Públicos. A ideia é realizar o evento por meio de videoconferência, como forma de manter o isolamento social e evitar a aglomeração de pessoas

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

Comente aqui