Data: 18/05/2021 18:29 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio do Grande ABC

Consórcio ABC participa de oficina para planejamento regional em resíduos sólidos

Evento marcou o início dos encontros técnicos previstos no plano de trabalho definido entre a entidade regional e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente


Crédito: Divulgação / Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta terça-feira (18/5), da primeira oficina sobre planejamento regional em resíduos sólidos promovida pelo Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (Cirs), vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

O evento, realizado por videoconferência, marcou o início dos encontros técnicos previstos no plano de trabalho destinado ao desenvolvimento de cooperação técnica para a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. A iniciativa faz parte do protocolo de intenções firmado em 2020 entre a entidade regional e a secretaria estadual.

A programação incluiu a apresentação do escopo previsto para a elaboração do plano regional de resíduos dos municípios da bacia hidrográfica do Alto Tietê, assim como as possibilidades de participação do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos no processo.

Na abertura do evento, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, destacou o histórico do Consórcio ABC em discutir regionalmente a temática de resíduos, assim como o desafio contínuo de se buscar soluções com novas tecnologias. O subsecretário estadual de Infraestrutura, Cassiano Ávila, se colocou à disposição para receber as demandas das prefeituras.

Em seguida, o coordenador-executivo do Cris, José Valverde, falou sobre as diretrizes estaduais para a gestão de resíduos sólidos e o especialista ambiental da Sima, Wagner Cabelho, detalhou o processo de elaboração de um diagnóstico regional de resíduos sólidos.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, também participou da oficina. “A parceria inédita com o Governo do Estado, por meio do Sima, é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de políticas públicas na área de resíduos sólidos”, afirmou.

Comente aqui