Data: 21/07/2021 17:39 / Autor: Rodolfo Albiero / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio ABC debate próximas ações para desenvolvimento econômico da região

Reunião do GT Desenvolvimento Econômico trouxe balanço de atividades realizadas no primeiro semestre


Consórcio ABC debate próximas ações para desenvolvimento econômico da região
Consórcio ABC debate próximas ações para desenvolvimento econômico da região

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC discutiu, nesta quarta-feira (21/7), ações em benefício do desenvolvimento econômico da região. O tema foi pauta de reunião do Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico da entidade regional, que trouxe também um balanço das atividades realizadas no primeiro semestre.

Os municípios estão recebendo boletins desenvolvidos pela Diretoria de Programas e Projetos do Consórcio ABC, produzidos a partir de dados econômicos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), reunindo dados regionais para traçar um panorama da economia nas sete cidades.

Também foi apresentado um histórico das etapas já realizadas do programa Travessia Grande ABC, em parceria com o Sebrae, com capacitações para pequenos empreendedores, e das próximas ações da iniciativa.

Outra ação realizada é o Programa Consórcio Empreendedor, também em parceria com o Sebrae, para o desenvolvimento de políticas públicas regionais em quatro eixos temáticos: inclusão produtiva, compras públicas, desburocratização e governança.

A pauta do encontro também incluiu a adesão do Consórcio ABC ao Enrich (Rede Europeia de Centros e Pólos de Pesquisa e Inovação), iniciativa da União Europeia destinada à cooperação internacional para acelerar a inovação. Por meio da iniciativa, as sete cidades do Grande ABC têm acesso exclusivo à rede internacional e conhecimento de excelência em inovação e apoio técnico para políticas e projetos públicos, entre outras vantagens.

Além dos secretários municipais de Desenvolvimento do Grande ABC, a reunião contou ainda com a participação do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, que apresentou os eixos centrais que vão embasar os projetos para a retomada da economia do ABC e o planejamento da entidade para os próximos anos.

O coordenador do GT de Desenvolvimento Econômico, Fernando Cunha, destacou a importância da articulação entre o poder público e a iniciativa privada em benefício do fomento da economia da região. “A união de forças entre os secretários municipais, por meio do Consórcio ABC, em parceria com a Agência de Desenvolvimento é fundamental para a nossa região”, afirmou.

Comente aqui