Data: 01/07/2016 08:22 / Autor: Joyce Cunha / Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Confira a premiação das melhores receitas e fotos de cambuci

1º Circuito Regional ABCTur reuniu festivais do fruto em Paranapiacaba, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. 65 mil pessoas prestigiaram atividades em 12 dias de programação.


Foto vencedora cambuci - Yara Barbosa Peigo
Foto vencedora cambuci - Yara Barbosa Peigo

Na noite desta quarta-feira, dia 29, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC realizaram a cerimônia de entrega das premiações às melhores receitas e melhores fotografias do cambuci no Concurso Gastronômico Regional do fruto e no Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC”. Os prêmios foram parte do encerramento das atividades realizadas em Santo André – Paranapiacaba, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

As três cidades abriram espaço na programação para os moradores da região revelarem seus talentos. Participaram da etapa regional dos concursos os vencedores das seleções municipais. Corpo de jurados composto por especialistas no tema ou jornalistas avaliou os seguintes quesitos no Concurso Gastronômico: sabor; apresentação; e criatividade/originalidade.

A cerveja com cambuci de Fábio Balmann, de Santo André, foi eleita a melhor bebida com o fruto. O título de melhor prato salgado foi conferido ao Antepasto de Zucchini com Cambuci, de Ivânio Alan Silva de Carvalho, receita inscrita por Ribeirão Pires. O melhor prato doce foi o Crepe de Cambuci Curd, de Marcella Louise dos Santos, também inscrita por Ribeirão Pires.

 “Fiquei muito feliz por receber a premiação. Confeitaria é a área que eu quero seguir”, contou Marcella, de 20 anos. Formada em gastronomia, a criadora da receita do crepe nunca havia experimentado o cambuci antes de se inscrever para o Concurso. “Provei para o evento e eu e minha família ficamos muito surpresos com o sabor do fruto”, disse.

Ivânio de Carvalho participa há quatro anos dos festivais na região do Grande ABC. O autor do antepasto é de Bertioga, cidade que integra a Rota do Cambuci no Estado. Aos 38 anos, Ivânio é produtor rural e conta com 4 pés de cambuci em sua propriedade, que rende colheita de até 500 Kg do fruto anualmente. “A premiação para mim é o reconhecimento de um trabalho que faço com muito amor”, disse.

A cerveja de cambuci, melhor bebida do fruto na região, é produzida em Santo André, na cervejaria Balmann. Todos os anos, a empresa fabrica 2 mil garrafas desta cerveja, uma witbier, que tradicionalmente é feita de cascas de laranja e sementes de coentro. A receita de Balmann substitui a laranja pelo cambuci. “Criamos essa cerveja para homenagear a cultura e a história de nossa cidade, Santo André, que tem o cambuci com um fruto muito tradicional, uma identidade”, explicou.

Yara Barbosa Peigo, de Santo André, foi a autora da melhor imagem do cambuci. Para eleger a melhor foto do fruto, foram analisadas qualidade artística e estética da foto; técnica utilizada; e criatividade e relação com o tema proposto.

FESTIVIDADES ATRAÍRAM 65 MIL PESSOAS EM 12 DIAS
Além da etapa final dos concursos, a organização do Circuito apresentou balanço do 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba – Santo André, o 11º Festival do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires. De acordo com informações das Prefeituras dos municípios participantes, as festividades movimentaram cerca de R$ 900 mil. Foram 12 dias de atividades nas três cidades que atraíram, juntas, 65 mil pessoas.

Durante os eventos, foram utilizadas em torno de três (03) toneladas de cambuci para atender o público. Participaram dos festivais 55 produtores que comercializaram itens feitos artesanalmente com o fruto. As festas ofereceram aos visitantes – moradores da região e da Grande São Paulo – além de opções de gastronomia e artesanato, programação cultural gratuita e atividades relacionadas ao cultivo e produção do cambuci.

O 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, por exemplo, contou com homenagem a Adoniram Barbosa na abertura do evento, no espetáculo “Adoniran, Agora Nóis Vai!”. Caminhada e oficina de cultivo de mudas do fruto também foram atrações na Vila Andreense.

Em Rio Grande da Serra, o destaque do 11º Festival do Cambuci na cidade foi o Concurso que elegeu, respectivamente, Karine Fernandes e Izadora Figueiredo as novas Rainha e Princesa das festividades. A valorização do fruto e do próprio município foi estimulada durante o período do evento. Alunos da rede municipal de ensino e da Escola Estadual Edmundo de Nobrega Teixeira participaram das atividades com a exposição de trabalhos relacionados ao cambuci e a Rio Grande da Serra.

Em Ribeirão Pires, a programação cultural contou com a participação de artistas da cidade, com homenagens ao grupo Mamonas Assassinas e ao cantor Raul Seixas, além de atrações renomadas do cenário soul e da Black Music – Dom Paulinho Lima e Vanessa Jackson. Entre as atividades relacionadas ao fruto, foi realizada palestra sobre a “Atividade Antioxidante da Fruta e da Geleia de Cambuci”.

SOBRE OS FINALISTAS DOS CONCURSOS GASTRONÔMICO E DE FOTOGRAFIA:
Concorreram ao título de melhor imagem do fruto Yara Barbosa Peigo, de Santo André (primeiro colocada); Gabriel Mazzo, de Ribeirão Pires (segunda colocada); Tatiana de Lima Araújo, de Rio Grande da Serra (terceira colocada).

O Concurso Gastronômico premiou as melhores receitas em três categorias: melhor prato salgado, melhor prato doce e melhor bebida. Confira abaixo a relação dos finalistas para cada categoria:

MELHOR BEBIDA:
1º lugar - Cerveja com Cambuci – Fabio Balmann, de Santo André;
2º lugar - Cerveja Kâmu-si – André Clementino, de Ribeirão Pires;
3º lugar - Suco de Cambuci com Yakult – Natália Gomes, de Rio Grande da Serra.

MELHOR PRATO SALGADO:
1º lugar - Antepasto de Zucchini com Cambuci – Ivânio Alan Silva de Carvalho, de Ribeirão Pires;
2º lugar - Temaci – Tânia Aparecida Moreira de Alencar Corleto, de Santo André;
3º lugar - Lombo Suíno ao molho de gengibre com cambuci – Cláudio Marcio, de Rio Grande da Serra.

MELHOR PRATO DOCE:
1º lugar - Crepe de Cambuci Curd – Marcella Louise dos Santos, de Ribeirão Pires;
2 º lugar - Bolo bombom com creme cambuci – Maria Custódia da Silva, de Rio Grande da Serra;
3º lugar - Muffin de Cambuci – Rosana Martim Silva, de Santo André.

SOBRE O 1º CIRCUITO REGIONAL DO CAMBUCI
O Grande ABC é pioneiro no uso e no desenvolvimento de produtos feitos com o cambuci. Igualmente, a região lidera o resgate histórico da presença da fruta na gastronomia local.

Desde 2003, a região promove festivais para valorizar o cambuci e sua importância cultural: primeiro com a realização da festa na Vila de Paranapiacaba (Santo André), depois em Rio Grande da Serra e, mais recentemente, com a adesão do município de Ribeirão Pires, que descobriu em seu território laços com o fruto e, a partir disso, passou a integrar a Rota do Cambuci.

Neste ano, como forma de integrar os festivais realizados nos três municípios e ampliar a visibilidade do potencial produtivo do fruto na região, com ganhos ao turismo local, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC promoveu o 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O Circuito foi concebido pelo Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio, que tem a Agência como braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento regional.

Comente aqui