Data: 24/11/2021 09:28 - Alterado em: 25/11/2021 10:02 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Conceição Evaristo comemora aniversário com Paulina Chiziane em encontro on-line

As duas escritoras têm produção literária convergente sobre a negritude em geral e a mulher negra, em especial, dentro de seus países


Paulina Chiziane
Paulina Chiziane

Crédito: Divulgação/Soico Televisão (STV)

Às 15h do dia 29 deste mês, segunda-feira, quando a brasileira Conceição Evaristo completa 75 anos, ela se encontra virtualmente com a moçambicana Paulina Chiziane para trocar suas “escrevivências” e experiências, em conversa organizada pelo Itaú Cultural e transmitida em seu canal de YouTube  e site. Com lirismo e contundência, a obra de ambas trata das vivências das mulheres negras em seus países. Tamanha convergência levou a aniversariante a ler um trecho do livro O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina, no podcast do IC Escritores-leitores, em 2019.

Conceição já foi homenageada em mostra da série Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural, em 2017, acompanhada de publicação organizada especialmente para esta mostra e na Olimpíada de Língua Portuguesa do Itaú Social, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC) desde os anos 2000. Em 2019, ainda, ela foi eleita personalidade literária do Prêmio Jabuti, do qual recebeu premiação em 2015 pelo livro Olhos D’água.

Por sua vez, Paulina conquistou o Prêmio José Craveirinha, em 2003, com o livro Niketche: uma história de poligamia. Acaba de ser agraciada com o Prêmio Camões de Literatura, atribuído desde 1988 a autores que contribuíram para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa. É a primeira mulher africana a receber esta premiação. "Não contava com isso. Recebi a notícia e disse: 'meu Deus! Eu já não contava com essas coisas bonitas!' É muito bom. Esse prêmio é resultado de muita luta. Não foi fácil começar a publicar sendo mulher e negra. Depois de tantas lutas, quando achei que já estava tudo acabado, vem esse prêmio. O que eu posso dizer? É uma grande alegria”, declarou ela na ocasião.

SERVIÇO:

Encontro com Conceição Evaristo e Paulina Chiziane

29 de novembro, às 15h (segunda-feira)

Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br

Livre

Conceição Evaristo
Conceição Evaristo

Crédito: André Seiti

Comente aqui