Data: 30/03/2020 17:44 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Conab reforça que continuará com programa de abastecimento de alimentos

A Companhia Nacional de Abastecimento reforçou hoje, 30, que continuará com seu programa de abastecimento de alimentos, entre outros serviços, mesmo diante da pandemia de coronavírus


Assim, em nota publicada nesta segunda em seu site, a estatal confirmou que seguem em operação o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que apoia a comercialização de produtos da agricultura familiar, e a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante o pagamento de subvenção a famílias extrativistas quando são vendidos abaixo do preço mínimo. "O contato com os beneficiários é feito por e-mail ou telefone", diz a nota.

No caso do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), de venda de milho a pequenos criadores de animais, as operações também seguem em execução. A Conab informa, porém, que a recepção do beneficiário nas Unidades Armazenadoras ocorre de forma limitada a uma pessoa por atendimento, valendo a mesma regra para as sedes das regionais. "Somente está suspenso o cadastro presencial, que é realizado exclusivamente pelo Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), no portal da Conab", diz a estatal.

Para garantir o funcionamento desses e de outros programas diante da pandemia do coronavírus, a Conab ressalta, porém, que tem adotado medidas de prevenção em todas as suas unidades, sem expor seus empregados ou a sociedade a risco de contágio. Para tanto, criou um Plano de Contingência para salvaguardar a integridade dos empregados e um Plano de Continuidade de Serviços, que estabelece pontos críticos e ações prioritárias para assegurar a ininterrupção de entregas à sociedade.

Entre as providências tomadas, está a elaboração de uma escala de revezamento dos empregados, com a utilização de equipamentos de proteção individual, além do oferecimento de álcool gel para higienização. "Todos seguem a recomendação de evitar o contato físico e de realizar as entregas a um beneficiário por vez, evitando-se aglomerações no local", orienta a Conab.

Já no programa de vendas em balcão, a recepção do beneficiário nas Unidades Armazenadoras ocorre de forma limitada a uma pessoa por atendimento, valendo a mesma regra para as sedes das regionais.

Comente aqui