Data: 21/11/2019 17:13 / Autor: Redação / Fonte: Braskem

Comunidade EcoFashion promove consumo consciente no ABC

Parceria da Braskem e Ecotece levará para dez escolas públicas de Santo André e Mauá os desfiles das peças desenvolvidas pelos 350 alunos participantes da iniciativa


Comunidade EcoFashion promove consumo consciente no ABC
Comunidade EcoFashion promove consumo consciente no ABC

Crédito: Alex Fisberg

Nos dias 12 a 22 de novembro, como ação de encerramento da 6ª edição do Comunidade EcoFashion, serão realizados dez desfiles para apresentação das peças produzidas em cada uma das escolas públicas de Santo André e Mauá participantes do projeto. O programa, que reúne moda, cultura, reciclagem e conscientização ambiental na formação de multiplicadores ambientais, é uma realização do Ecotece, instituto do terceiro setor que tem a missão de modificar as lógicas de produção e consumo de moda, em parceria com a Braskem.

As ações visam reforçar o compromisso da Braskem com a economia circular, promovendo ensinamentos sobre consumo consciente, geração de resíduos, reciclagem e reaproveitamento de materiais. Nesta edição, o programa contou com 350 alunos participantes, liderados por uma equipe de dez estilistas educadores que desenvolveram peças de roupas feitas com materiais recicláveis inspiradas em sentimentos e sensações.

“O desfile itinerante é uma oportunidade de apresentar a todos os alunos e professores das escolas o resultado do projeto Comunidade EcoFashion, bem como um meio para ampliar a reflexão e conhecimento sobre o consumo consciente, reciclagem e formas de ressignificação de materiais que seriam descartados”, explica Lia Spínola, diretora do Instituto Ecotece.

A próxima edição do Comunidade EcoFashion tem previsão de início no primeiro trimestre de 2020. “Ficamos muito contentes em poder incentivar um projeto que, além de promover práticas e hábitos sustentáveis, ainda desenvolve a criatividade dos alunos. Um dos nossos compromissos com a comunidade próxima às nossas unidades é contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos, e acreditamos que incentivar as crianças a cuidar do meio ambiente pode contribuir positivamente com o futuro da sociedade”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

O projeto já atendeu mais de dois mil estudantes do Grande ABC desde a primeira edição, em 2014. As escolas que receberão os desfiles são, em Santo André, EMEIF Augusto Boal, EMEIF Elaine Cena Chaves, E.E. Papa João Paulo, E. E Ivone Palma, E.E Wanda Bento, E.E. Beneraldo Toledo e E.E. Nelson Cardim de Brito, além da instituição Creche Cidade dos Meninos; e em Mauá, E.E. Manoel Cação e E.E Maria Josefina Flaquer. A ação complementa o Programa Braskem de Educação Ambiental, uma parceria entre Braskem, Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e instituições de ensino públicas de Santo André e Mauá.

Comente aqui