Data: 28/05/2022 12:15 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

Como prevenir crises de rinite e sinusite durante o período de clima seco

Cuidados diários podem ajudar a evitar quadros alérgicos


Gripe
Gripe

Crédito: Fernando Frazão - Agência Brasil

Com o tempo seco é comum que algumas pessoas tenham uma piora significativa em crises alérgicas, como rinite e sinusite. Os sintomas mais comuns desses quadros de alergia são espirros, coceira no nariz e garganta, coriza e obstrução nasal.

Para evitar o agravamento das crises, é importante seguir alguns cuidados simples diariamente. São eles:

1) Evite a poeira

Os ácaros são um dos principais inimigos da saúde respiratória. Por isso, é importante manter a casa sempre limpa e arejada, lavar cobertores e casacos esquecidos no armário regularmente, tirar o pó das superfícies dos móveis e objetos, como livros e ventiladores.

Caso os objetos estejam muito empoeirados, vale pedir para uma pessoa que não tem pré-disposição a esse tipo de alergia fazer a tarefa.

2) Manter a hidratação em dia

Manter a hidratação, mesmo em temperaturas mais frias, é importante para o bom funcionamento do corpo e ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas.

3) Ter hábitos saudáveis

Ter uma boa alimentação, com foco em alimentos saudáveis, e praticar exercícios físicos regularmente são formas de preparar o corpo para combater uma possível inflamação ou infecção.

4) Colocar uma bacia de água no ambiente

O hábito de colocar uma bacia de água no ambiente ajuda a melhorar a umidade do ar, o que evita crises alérgicas.

5) Procurar atendimento médico

Em caso de piora dos sintomas, é fundamental buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. 

Os endereços das unidades estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.

Comente aqui