ABC Política

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação elege presidente e vice-presidente

Deputado Sergio Victor foi reeleito para a presidência; vice-presidente será a deputada Marina Helou

  • Data: 17/05/2021 17:05
  • Alterado: 17/05/2021 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Alesp
Comissão de Ciência

Crédito:Reprodução Rede Alesp

O deputado Sergio Victor (Novo) foi reeleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação (CCTI) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para os próximos dois anos. A vice-presidência do grupo será ocupada pela deputada Marina Helou (Rede). A eleição aconteceu nesta segunda-feira (17/5) em ambiente virtual.

Nascido em Tremembé, na região do Vale do Paraíba, Sergio Victor está no primeiro mandato como deputado estadual e é o atual líder do seu partido no Parlamento. O parlamentar é empreendedor, formado em Economia e Administração de Empresas pela Bellarmine University, nos Estados Unidos, e Master em Marketing pela ESPM-SP.

A vice-presidente, deputada Marina Helou, é paulistana, formada em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. Helou, que foi candidata à Prefeitura de São Paulo no último ano, também exerce o primeiro mandato como deputada estadual.

Os 11 integrantes da CCTI analisam proposições sobre desenvolvimento científico, tecnologia, ensino tecnológico e inovação. A inclusão digital também é tema dos encontros e, assim como as outras comissões, o colegiado tem o direito de ouvir autoridades e opinar sobre a organização de repartições da administração direta ou indireta relacionadas aos assuntos da sua competência.

Em 11 reuniões, a comissão deu aval à três proposições no último biênio. O grupo foi favorável à implementação da Política Estadual de Incentivo à Literatura Digital (Projeto de Lei 914/2017) e à Política Estadual de Estímulo, Incentivo e Promoção ao Desenvolvimento Local de Startups (Projeto de Lei 522/2016). Outra propositura aprovada na comissão visa a implantação de estações de recarga de bateria via energia solar para os aparelhos eletrônicos portáteis em espaços públicos (Projeto de Lei 1.284/2015).

Em balanço sobre os últimos anos, o presidente reeleito da comissão afirmou ter trabalhado para aproximar o setor público, a iniciativa privada, a sociedade civil e as universidades. Sergio Victor também relembrou de reunião realizada para “discutir uma reforma tributária e como isso impactaria o financiamento das universidades”, além do evento com o ex-diretor do Instituto Butantan, doutor Jorge Kalil. “Ele pôde explanar os mitos, fatos e desafios da vacina e da vacinação no Brasil”, disse. Visando o próximo biênio, Sergio Victor pediu para que os membros do colegiado enviem as pautas que gostariam de trabalhar.

Marina Helou ressaltou estar à disposição da comissão para construir uma agenda com discussões que visem o combate à Covid-19. “Entendo que a ciência, a tecnologia e a informação são fundamentais para uma resposta mais rápida e de mais protagonismo ao vírus, que infelizmente ainda assola a nossa sociedade”, afirmou.

Compartilhar:

  • Data: 17/05/2021 05:05
  • Alterado: 17/05/2021 05:05
  • Redação
  • Alesp









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados