Data: 07/11/2019 13:10 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa

Comerciante de Franco da Rocha disponibiliza na loja ponto de coleta de lixo eletrônico

Com a iniciativa, a loja Artigos Peculiares da Madame Juju já arrecadou mais 145 quilos de equipamentos eletrônicos para a reciclagem


Comerciante de Franco da Rocha disponibiliza na loja ponto de coleta de lixo eletrônico
Comerciante de Franco da Rocha disponibiliza na loja ponto de coleta de lixo eletrônico

Crédito: Divulgação

Entre artigos geeks e produtos divertidos, a loja de Artigos Peculiares da Madame Juju, no Shopping Franco da Rocha, realiza um trabalho de sustentabilidade importante: o descarte regular de lixo eletrônico. A iniciativa partiu da proprietária do estabelecimento, Juliana Moreira, preocupada com o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente e com a falta de postos de coleta na região. Com isso, a loja se tornou o primeiro ponto de descarte de e-lixo de Franco da Rocha e desde maio já enviou mais de 145 quilos de material para uma cooperativa especializada neste serviço, Coopermiti.

"Eu trabalhei alguns anos na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e, por isso, entendo a importância da preservação dos lençóis freáticos que são atingidos pelo lixo eletrônico. Por isso, entrei em contato com a Coopermiti e fizemos essa parceria. Eu recebo os aparelhos na loja e, pessoalmente, entrego na sede da Cooperativa. Já são mais de 145 quilos de equipamentos que tiveram um descarte ecológico", comenta Juliana Moreira.

O resultado é importante, na natureza o lixo eletrônico pode liberar substâncias tóxicas como Mercúrio, Cobre, Cádmio e, além disso, impedir que outros componentes sejam reaproveitados pela indústria na produção de novos dispositivos. E a cooperativa complementa que mesmo o lixo domiciliar não é indicado para nenhum tipo de equipamento, fio, ou outros componentes eletrônicos porque acabam chegando aos aterros sanitários - o pior destino para esses equipamentos.

Por isso, os postos de coleta são tão importantes. A loja recebe aparelhos celulares, fax, câmeras, lanternas, computadores, entre outros equipamentos sem uso ou quebrados. A proprietária explica que a preocupação principal é com o meio ambiente, mas que ao entregar um aparelho, os visitantes acabam conhecendo a loja - especializada em artigos de design divertido, diferentes e ultra descolados.

A loja Artigos Peculiares da Madame Juju está localizada à Avenida dos Expedicionários, 77, loja 108 - Shopping Franco da Rocha.

Existem outros pontos de coleta espalhados por São Paulo. Confira os endereços em: http://www.coopermiti.com.br

Comente aqui