Data: 13/09/2021 09:46 / Autor: Redação / Fonte: Memorial da América Latina

Clube de Leitura do Memorial da América Latina discute conto da escritora Silvina Ocampo

Encontro virtual será dia 25 de setembro, às 10h, com a leitura do conto "A Lebre Dourada"


Crédito: Governo do Estado de São Paulo

O Clube de Leitura Ler a América Latina apresenta o conto "A Lebre Dourada", da escritora argentina Silvina Ocampo, em seu segundo encontro da temporada, que tem como tema a Zooliteratura. A conversa será dia 25 de setembro, às 10h.

Silvana Ocampo é considerada uma das escritoras mais surpreendentes da América Latina, com contos insólitos, irreais, perturbadores. A autora é vista por muitos críticos como um grande tesouro a ser explorado da literatura do século XX. O conto "A Lebre Dourada" integra o livro A Fúria e Outros Contos, obra referência de Ocampo, publicada pela Companhia das Letras.

No primeiro encontro, em agosto (28), a conversa foi sobre o conto "Xavier", de Maria Esther Maciel (Brasil). Em outubro (23), será discutido "Os porcos", de Júlia Lopes de Almeida e, em novembro, “O gato”, de Alfonso Hernández Catá (Cuba) encerra o ciclo.

Os encontros acontecem sempre aos sábados, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos selecionados para o projeto estará disponível no formulário de inscrição.

A terceira edição do Clube de Leitura Ler a América Latina tem como tema a Zooliteratura. A proposta é apresentar obras latino-americanas em que os animais são representados como seres dotados de inteligência, sensibilidade e sabedoria, bem como a complexidade de suas relações com os humanos.

O termo foi criado pelo filósofo Jacques Derrida, para definir a presença de animais na produção de alguns autores e abre espaço para se pensar em um conjunto de obras literárias em que a presença do animal ultrapassa o lugar convencional.

O link para acessar a plataforma será disponibilizado após o envio do formulário de inscrição, que deverá ser preenchido on-line, no endereço https://forms.gle/CYU2JV3hxBfZ9D5V9. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%).

Sobre Silvana Ocampo

Nasceu em Buenos Aires, em 1903. Na juventude, estudou desenho e pintura em Paris com Giorgio De Chirico e Fernand Léger. Em 1935, depois de conhecer Adolfo Bioy Casares, com quem se casa em 1940, passou a se dedicar totalmente à literatura. Entre suas obras se destacam os volumes de contos Viaje olvidado (1937), Autobiografía de Irene (1948), Las invitadas (1961) e Los días de la noche (1970). Morreu em Buenos Aires, aos noventa anos."

O Clube de Leitura

O Clube de Leitura Ler a América Latina é um projeto do Memorial da América Latina, por meio do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina (Cbeal), que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre literatura latino-americana. Já foram temas do programa "Literatura Fantástica" e “Mulheres Contam”, sobre literatura feminina.

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Programação

25 de setembro

“A lebre dourada”, de Silvina Ocampo (Argentina)

23 de outubro

“Os porcos”, de Júlia Lopes de Almeida (Brasil)

27 de novembro

“O gato”, de  Alfonso Hernández Catá (Cuba)

Serviço:

Clube de Leitura Ler a América Latina - Zooliteratura na América Latina

Dia 25 de setembro, às 10h

“A Lebre Dourada”, de Silvina Ocampo

Plataforma: Zoom

Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo

Inscrições: https://forms.gle/CYU2JV3hxBfZ9D5V9

Chat de discussão do Clube no Telegram: https://t.me/joinchat/a7QZHonRQ9FjZTcx

Comente aqui