Data: 28/04/2016 18:03 / Autor: Joyce Cunha / Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Circuito promove concursos gastronômico e de fotografia

Moradores de Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e demais cidades do ABC podem concorrer ao título de melhores receitas com o fruto e melhor imagem do cambuci


Crédito: Gustavo Maluly/PSA

A programação do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, que reúne as festividades realizadas na Vila de Paranapiacaba (Santo André), em Rio Grande da Serra e em Ribeirão Pires, abre espaço para os moradores da região revelarem seu talento. As três cidades estão promovendo concursos de gastronomia e de fotografia relacionados ao cambuci. Os vencedores selecionados nas etapas municipais participarão, em junho, da etapa regional dos concursos, que elegerá as melhores receitas e os melhores registros fotográficos do fruto no Grande ABC.

As atividades já tiveram início. Em Santo André, por exemplo, a Prefeitura realizou de fevereiro a março a seleção das melhores imagens do fruto feitas por moradores. A exposição das fotos faz parte das atrações do 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, que acontece até este domingo, dia 1º de maio (Exposição “Revelando o Cambuci” – dias 30/04 e 01/05, das 10h às 17h – Espaço Infinito Olhar – Rua Willian Speers, 45 – Parte Alta da Vila de Paranapiacaba).

Também neste final de semana, serão selecionados os melhores pratos salgados, doces e bebidas feitos com o cambuci na etapa municipal do concurso em Santo André. O julgamento será realizado às 15h do domingo, dia 1º de maio, no Clube União Lyra Serrano (Av. Anthonio Olyntho, s/n – Vila de Paranapiacaba).

Em Rio Grande da Serra, que promove o festival do fruto dos dias 20 a 22 de maio, a etapa municipal do Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC” recebe imagens de 1º a 15 de maio. Para participar, basta publicar uma foto relacionada ao fruto no Instagram utilizando #cambucinoabc. Durante o período do evento, os melhores registros fotográficos serão expostos no Salão Nobre do Fundo Social da cidade (Rua Progresso, 700 – Centro).

As inscrições de receitas de pratos salgados, doces e bebidas produzidas com o fruto para a etapa municipal do Concurso Gastronômico em Rio Grande da Serra foram realizadas até esta semana. A cerimônia de julgamento e premiação na cidade acontece no dia 21 de maio, a partir das 17h, também no Fundo Social do município.

Os moradores da Estância Turística de Ribeirão Pires já podem concorrer ao título de melhor fotografia do cambuci na etapa municipal do Concurso. Desde o dia 25 de abril até o dia 25 de junho, os interessados também devem publicar imagens do fruto utilizando a hashtag #cambucinoabc. As fotografias serão expostas durante o 3º Festival do Cambuci da cidade, nos dias 25 e 26 de junho (exposição das 10h às 22h, no Paço Municipal – Rua Miguel Prisco, 288 – Centro).

Já a etapa municipal do concurso gastronômico em Ribeirão Pires receberá inscrições de receitas com cambuci até o dia 25 de maio (regulamento do Concurso disponível nos sites www.agenciagabc.com.br e www.consorcioabc.sp.gov.br. Informações pelo telefone 4828-9846 ou pelo e-mail turismo@ribeiraopires.sp.gov.br). O julgamento e a apresentação do resultado nesta fase acontecerão no dia 26 de junho, às 18h, no Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires (Rua Miguel Prisco, 286 – Centro).

SOBRE O CONCURSO REGIONAL DE FOTOGRAFIA MOBILE: “O CAMBUCI NO ABC”:
O concurso fotográfico é uma ação dividida entre os municípios integrantes do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur e que atende moradores e empreendedores de toda região. Utilizando a hashtag #cambucinoabc em publicações na rede social Instagram, moradores podem concorrer ao título de melhor imagem do fruto na região.

A exposição das três melhores fotos de cada cidade e a premiação da etapa regional serão realizadas durante a cerimônia de encerramento do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, que acontece no dia 29 de junho, às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O regulamento do Concurso está disponível nos sites oficiais do evento: www.agenciagabc.com.br e www.consorcioabc.sp.gov.br.

SOBRE O CONCURSO GASTRONÔMICO REGIONAL DO CAMBUCI:
O Concurso Gastronômico Regional de Receitas com Cambuci tem como objetivo estimular a diversificação de receitas feitas com o fruto, assim como aprimorar tecnicamente os serviços e produtos gastronômicos oferecidos pelos empreendedores e moradores do Grande ABC.

Os participantes concorrem nas categorias “Melhor Prato Salgado” (entradas, petiscos, pratos principais, guarnições); “Melhor Prato Doce”; e “Melhor Bebida” (alcoólicas e não alcoólicas). O corpo de jurados avaliará os quesitos “Sabor” (consistência, harmonia entre os ingredientes e a presença do gosto do cambuci); “Apresentação” (aparência do prato); e “Criatividade/Originalidade” (inovação na criação do prato).

A apresentação das melhores receitas e a premiação da etapa regional serão realizadas durante a cerimônia de encerramento do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, que acontece no dia 29 de junho, às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O regulamento do Concurso está disponível nos sites oficiais do evento: www.agenciagabc.com.br e www.consorcioabc.sp.gov.br.

SOBRE O 1º CIRCUITO REGIONAL DO CAMBUCI ABCTUR:
O Grande ABC é pioneiro no uso e no desenvolvimento de produtos feitos com o cambuci. Igualmente, a região lidera o resgate histórico da presença da fruta na gastronomia local.

Desde 2003, a região promove festivais para valorizar o cambuci e sua importância cultural: primeiro com a realização da festa na Vila de Paranapiacaba (Santo André), depois em Rio Grande da Serra e, mais recentemente, com a adesão do município de Ribeirão Pires, que descobriu em seu território laços com o fruto e, a partir disso, passou a integrar a Rota do Cambuci.

Neste ano, como forma de integrar os festivais realizados nos três municípios e ampliar a visibilidade do potencial produtivo do fruto na região, com ganhos ao turismo local, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC promove o 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O Circuito foi concebido pelo Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio, que tem a Agência como braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento regional.

Por meio desta parceria, o Grande ABC reúne o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, o 11º Festival Gastronômico do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires em uma agenda regional de atividades turísticas e culturais – o Circuito Regional do Cambuci ABCTur.

A programação completa do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur está disponível nos sites oficiais do evento: www.agenciagabc.com.br e www.consorcioabc.sp.gov.br.

Comente aqui