Data: 03/12/2021 13:38 / Autor: Redação

A cidade de São Paulo oferece passeios culturais que contribuem no conhecimento escolar

Vivência prática de assunto ministrado em sala de aula intensifica fixação do conhecimento, e explorar história e cultura da cidade contribui com processo de ensino-aprendizagem


A cidade de São Paulo oferece passeios culturais que contribuem no conhecimento escolar
A cidade de São Paulo oferece passeios culturais que contribuem no conhecimento escolar

Crédito: iStock

Uma das maiores dificuldades que os docentes encontram na sala de aula é a garantia do aprendizado de cada aluno, principalmente quando tem em mente que cada indivíduo retém a informação de uma maneira, ou melhor, cada pessoa tem uma forma de assimilar o assunto – alguns precisam escrever, outros precisam ouvir, tem aqueles que necessitam da visualização e os que precisam verbalizar –,  mas sem dúvida alguma a melhor maneira de reter o conhecimento está em vivenciar o tema, pois dessa forma as  características para a aprendizagem de cada pessoa são respeitadas. Na prática, é como uma receita de bolo: para compreendê-la temos um passo a passo a seguir, e todos os nossos sentidos são motivados para atingirmos o resultado final, ou seja, um alimento delicioso e bonito.

Quem de nós não se recorda daquele passeio marcante realizado no período escolar, seja como recreação ou para ilustrar um conteúdo ministrado em sala de aula? Certamente, todos teremos uma história para relatar, que vai além do convívio com os colegas e professores, mas do conhecimento adquirido naquela visita. Tanto é que a maioria dos locais para visitação histórica e cultural mantém um serviço de orientação e esclarecimentos, a fim de auxiliar e promover informações precisas e fundamentadas no processo do ensino-aprendizagem, com o objetivo de proporcionar um aprofundamento do assunto.

Mesmo para as pessoas que não frequentam a sala de aula, adquirir o conhecimento faz parte da natureza do ser humano, e todos nós queremos compreender as razões de um fato ou de um experimento. Mesmo que façamos a leitura e a pesquisa sobre determinado assunto, ter o contato direto com o mesmo torna-se esclarecedor. Quando fazemos um programa em família, com amigos ou até mesmo sozinhos pela cidade de São Paulo, notamos quanta riqueza histórica e cultural se esconde pelas ruas, calçadas e prédios, que não percebemos no dia a dia, em razão da vida corrida.

Certamente, é possível ir além do conhecimento oferecido aos estudos tradicionais, ou seja, aprender além da escola e dos livros, tanto é que as matérias do ensino médio podem ser aprofundadas em uma a visita ao Theatro Municipal de São Paulo, por exemplo,  onde terá não só a experiência de ouvir um musical ou ver uma peça teatral, mas entender toda a história e geografia do local, assim como verificar a arquitetura e compreender o design na construção do edifício, aplicando os conhecimentos das ciências exatas. Cada esquina da cidade de São Paulo tem um conhecimento para proporcionar. Aproveite seu momento de lazer e acrescente o conhecimento para sua vida educacional e pessoal.

Comente aqui