Data: 20/06/2019 11:51 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Carla Morando defende transparência em CPI das Universidades

Vice-presidente da Comissão, a deputada estadual esteve em reunião nesta quarta-feira (19/06) com o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp)


Crédito: Divulgação

A deputada Estadual Carla Morando (PSDB) realizou, nesta quarta-feira (19/06), mais uma reunião da CPI das Universidades. Como vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, a líder do PSDB convocou o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Dr. Sandro Roberto Valentini, para oitiva.

A reunião foi celebrada no Plenário Dom Pedro I, da Assembleia Legislativa, São Paulo, sendo presidida pelo deputado Wellington Moura (PRB). Em seu argumento, Carla questionou o reitor da universidade sobre diárias de deslocamento de profissionais, que são contratados na cidade, mas atuam no Interior, ou vice e versa, e também sobre os repasses de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

 “Precisamos buscar transparência, em todos os âmbitos. A prestação de contas sobre o dinheiro público é fundamental. É necessário ter clareza na aplicação do recurso. Melhor eficiência nos gastos das universidades, poderia, inclusive, abrir mais vagas e oferecer um ensino melhor para os nossos estudantes”, afirmou a deputada.

MONTANTE
Ao todo, a Universidade de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp) e Estadual de Campinas (Unicamp) recebem 9,57% da arrecadação do ICMS do Estado. O valor atual está em torno de R$ 9 bilhões. Este repasse foi estabelecido há 30 anos, por decreto do então governador Orestes Quércia.

A próxima reunião da CPI está agendada para a segunda-feira (24/06), às 10h, com a presença do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Vahan. E na quarta-feira (26/06), com o reitor da Unicamp, Dr. Marcelo Knobel.

Comente aqui