Data: 13/11/2019 15:26 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Imprensa

Bairro da Liberdade completará 114 anos e terá um dos maiores festivais orientais de rua

Evento Toyo Matsuri, que chega à sua 51ª edição, ganha expansão para o entorno da avenida Liberdade e bolo inédito com mais de 200 kg em homenagem à entronização do novo Imperador do Japão


Bairro da Liberdade completará 114 anos e terá um dos maiores festivais orientais de rua do Brasil para 200 mil pessoas
Bairro da Liberdade completará 114 anos e terá um dos maiores festivais orientais de rua do Brasil para 200 mil pessoas

Crédito: Divulgação

Neste ano, a entronização do Imperador Naruhito marca o início de uma nova era no Japão e será comemorado também no Brasil, na Liberdade -em São Paulo-, junto ao aniversário de 114 anos do bairro. A festa, que será pela primeira vez em dose dupla, há 51 anos é celebrada com o festival Toyo Matsuri, maior evento oriental de rua do Brasil, dias 7 e 8 de dezembro. E uma das grandes novidades será um bolo com mais de 200 kg, feito especialmente para ser compartilhado gratuitamente com milhares de visitantes durante a cerimônia de abertura.

“Será a primeira ação emblemática com o bolo, e o objetivo é que, a partir de 2019, tenhamos todos os anos, marcando o início da nova era Reiwa (Bela Harmonia) e o aniversário do bairro. Afinal, o Brasil concentra a maior colônia japonesa do mundo, principalmente em São Paulo”, comenta Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-, entidade responsável pela organização do Toyo Matsuri e outras festividades realizadas na capital paulista.

O evento oriental de rua –que é pioneiro nesse formato no Brasil-, tem outra importante novidade para este ano, estará ainda maior, com expansão para o entorno da avenida Liberdade, além da Praça da Liberdade-Japão. Essa ampliação permitirá receber mais de 200 mil visitantes em dois dias. “Em 2018, o movimento foi de aproximadamente 150 mil pessoas, vindas de diversas partes do Brasil e de outros países”, acrescenta Ikesaki.

Atrações culturais gratuitas no Toyo Matsuri e Feira da Liberdade

A programação para os dias 7 e 8 de dezembro é composta por apresentações de danças folclóricas orientais, como a tradicional japonesa Odori; artes marciais; grupo de Taikô (tambores); shows musicais, entre outras atrações gratuitas para o visitante.

Além das atividades, o visitante encontrará a Feira de Artesanato da Liberdade e as barracas de alimentação típica, que já se preparam especialmente para atender o público e aos turistas que passeiam pelas ruas da região nesse período.

O Toyo Matsuri também é referência pela decoração tradicional com mensagens de Boas Festas em bandeiras típicas chamadas “Nobori”, espalhadas pelas principais ruas do bairro da Liberdade. Elas compõem a ornamentação das festividades e permanecem na cidade até dia 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo. O evento ainda simboliza “agradecimento” aos visitantes pelo prestígio ao bairro da Liberdade durante o ano inteiro, fortalecendo e engrandecendo a região.

A história do evento teve início em 27 de novembro de 1969, com a realização da primeira grande festa organizada pela comunidade nipo-brasileira na Liberdade, quando as ruas do bairro foram enfeitadas e caracterizadas com ornamentos típicos orientais.

Assim, surgiu o Toyo –que significa Oriente- Matsuri –Festival-, e tornou-se o maior “festival oriental” de rua anual do Brasil. É organizado pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-, entidade internacionalmente reconhecida.

A ACAL tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, socioambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como a melhoria das condições de vida de sua comunidade. Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br.

SERVIÇO
Toyo Matsuri – Festival Oriental
Dias 7 e 8 de dezembro de 2019 (sábado e domingo)
Programação gratuita
Horários: a partir das 10h30
Endereço: Praça da Liberdade-Japão e avenida Liberdade, Rua Galvão Bueno, Rua dos Estudantes, São Paulo – SP
Acesso a portadores de necessidades especiais
Facebook: https://www.facebook.com/acalliberdade/
Instagram: @acalliberdade

Bairro da Liberdade completará 114 anos e terá um dos maiores festivais orientais de rua do Brasil para 200 mil pessoas
Bairro da Liberdade completará 114 anos e terá um dos maiores festivais orientais de rua do Brasil para 200 mil pessoas

Crédito: Divulgação

Comente aqui