ABC Educação

Aula de robótica e cultura maker inaugura programação na TV Educação

A programação do canal 2.3 TV Educação e do aplicativo Centro de Mídias SP será inaugurada nesta segunda-feira (6), às 10h, com uma aula de robótica da professora Débora Garofalo.

  • Data: 06/04/2020 09:04
  • Alterado: 06/04/2020 09:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Aula de robótica e cultura maker inaugura programação na TV Educação

O Governador do Estado de São Paulo João Doria durante coletiva de imprensa sobre o combate do Coronavírus. Dia: 03/04/2020 Local: São Paulo/SP Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Antes, às 9h, o secretário estadual da Educação Rossieli Soares entrará no ar para dar as boas-vindas a todos os alunos, professores e demais participantes da transmissão.

Débora foi eleita uma das dez melhores professoras do mundo em 2019 e falará ao vivo na TV Educação, com transmissão simultânea pelo Centro de Mídias SP, sobre cultura maker, robótica e sustentabilidade. O estudante aprenderá como construir uma mão mecânica com papelão e barbante.

O Centro de Mídias SP vai disponibilizar aulas ao vivo ministradas pelos professores da rede, permitindo que os alunos façam interações por meio de chat e vídeos. As aulas serão operadas em dois estúdios da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores da Educação do Estado de São Paulo (Efape), vinculada à Seduc.

Além dos professores da rede, a plataforma vai contar com aulas de youtubers.

O download do aplicativo do Centro de Mídias SP está disponível para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). O aplicativo Centro de Midias SP foi desenvolvido pela IP.TV e doado à Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

A Seduc vai patrocinar internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmará contrato com cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia: Claro, Vivo, Oi e Tim.

Dessa forma todo o estudante da rede poderá desfrutar das atividades do aplicativo sem utilizar o pacote 4G do celular, sinal de internet wi-fi, ou mesmo quando estiver sem créditos.

TV Educação

Além da ferramenta que vai viabilizar o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura que vai transmitir as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.

No aplicativo haverá diversos canais, focados nos estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Pela TV Educação, será possível ter acesso a videoaulas e atividades transmitidas inclusive em tempo real. A grade horária será dividida por etapas. Haverá componentes alternados a cada semana, sendo que matemática e língua portuguesa serão aplicados toda semana.

Os alunos dos anos iniciais terão programação específica transmitida pelo canal TV Educação, e ainda receberão um material impresso disponibilizado pela Seduc.

Dessa forma, os alunos da rede estadual poderão contar com diferentes canais de transmissão e interatividade para continuar aprendendo mesmo durante o período da quarentena. Será possível assistir aulas pela TV e interagir pelo celular, além de assistir aulas pelo celular com interação em tempo real.

As aulas na rede estadual de São Paulo foram suspensas no dia 23 de março como medida de controle à propagação do coronavírus. As ferramentas disponibilizadas pela Seduc vão continuar sendo usadas depois da reabertura das escolas para complementar as atividades presenciais.

Compartilhar:

  • Data: 06/04/2020 09:04
  • Alterado: 06/04/2020 09:04
  • Redação
  • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados