Data: 13/11/2019 16:37 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Artista pernambucano lança livro e apresenta performance

Livro é sobre as inter-relações entre arte da performance e mobilidade urbana.” Mobilidade [inter]urbana-performativa” é resultado do projeto de mesmo nome assinado por Elilson


Artista pernambucano lança livro e apresenta performance
Artista pernambucano lança livro e apresenta performance

Crédito: Divulgação

O projeto foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural.Artista realizou performances nas ruas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que abordavam temas como o planejamento urbano das cidades, cenário político, discursos de ódio, antimilitarismo

No dia 19 de novembro, o artista Elilson lança Mobilidade [inter]urbana-performativa, seu segundo livro, na Galeria Vermelho, às 20h, durante a abertura da exposição individual de Rosângela Rennó, Documento-Monumento, Monumento-Documento. A publicação é a etapa conclusiva do projeto homônimo desenvolvido com apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Ao longo de 10 meses, Elilson percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo realizando performances em espaços públicos, como expansão da pesquisa que desenvolve desde 2012 acerca das inter-relações entre arte da performance e mobilidade urbana, transitando entre os papéis de performer, espectador e escritor.

No livro, as 224 páginas reúnem fotografias das performances, crônicas e relatos multivocais que o artista escreve a partir dos encontros com os transeuntes, além de trechos de sua dissertação Vulnerabilidade Vibrátil: arte da performance e mobilidade urbana, desenvolvida no Mestrado em Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Elilson apresenta a performance Arte Panfletária: exposição oral, que consiste na leitura de um dos textos que compõem a série Arte Panfletária. Nesta ação, o artista caminhou por até oito horas nos centros urbanos à procura das panfleteiras e panfleteiros que trabalham nas ruas e calçadas. Aceitou todos os discursos e anúncios distribuídos nas cidades, oferecendo a cada trabalhador um alfinete de segurança para que este decidisse em que área de sua roupa anexar o panfleto. Enquanto as roupas e as fotografias registram visualmente a performance, os textos congregam os encontros em diálogos que suscitam questões como memórias familiares, distâncias geográficas, fluxos migratórios e precarização do trabalho.

Sobre Elilson
Performer e professor. Mestre em Artes da Cena – performance pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, experimenta principalmente com performance, escrita e instalação. Integrou exposições coletivas, mostras e festivais em cidades como Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Antes de Mobilidade [inter]urbana-performativa, publicou o livro Por uma mobilidade performativa, pela Editora Temporária, em 2017. Em 2018, foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural e pelo prêmio EDP nas Artes, do Instituto Tomie Ohtake, realizando por meio deste, em 2019, uma residência nos ateliês do programa R.A.R.O – Buenos Aires.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2017-2018
Lançamento do livro Mobilidade [inter]urbana-performativa + performance
De Elilson
Dia 19 novembro
De 20h às 23h
Local: Galeria Vermelho
R. Minas Gerais, 350, Higienópolis
São Paulo (SP)
Preço do livro: R$ 50
Entrada grauita

Comente aqui