Data: 02/09/2021 10:52 / Autor: Redação / Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Arquidiocese de SP dará início às comemorações do centenário de Dom Paulo Evaristo

A abertura oficial será com uma solene celebração eucarística na Catedral da Sé, no dia 14, às 10h


Arquidiocese de São Paulo dará início às comemorações  do centenário de Dom Paulo Evaristo Arns em 14/09
Arquidiocese de São Paulo dará início às comemorações do centenário de Dom Paulo Evaristo Arns em 14/09

Crédito: Divulgação

Na terça-feira, 14/09, data em que Dom Paulo Evaristo Arns completaria 100 anos de vida, a Arquidiocese de São Paulo dará início às comemorações do centenário de nascimento do ‘Cardeal da Esperança’, como também era conhecido o Arcebispo que esteve à frente da Igreja em São Paulo entre os anos de 1970 e 1998. Ele morreu aos 95 anos de idade, em 14 de dezembro de 2016.

A abertura oficial será com uma solene celebração eucarística na Catedral da Sé, no dia 14, às 10h, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, com a participação de representantes da Igreja, autoridades públicas e de outras instituições religiosas, sociais e culturais.

“Como Arcebispo, Dom Paulo procurou renovar a vida da Igreja e dinamizar o trabalho pastoral na Arquidiocese, atendendo às circunstâncias e necessidades da cidade de São Paulo, que crescia vertiginosamente e carecia de atenção especial às imensas periferias. Arns procurou traduzir em novas práticas organizativas e pastorais as orientações do Concílio Vaticano II no que se refere à participação do povo na vida e na missão da Igreja. Dedicou atenção especial aos pobres e desvalidos, estimulando o surgimento de numerosas obras voltadas à promoção da caridade e da dignidade humana”, recorda Dom Odilo.

“Não deve ficar em segundo plano a figura de Dom Paulo como bispo e pastor dedicado à Igreja. Ele amava seu rebanho e tinha alegria em estar com o povo. Promoveu a evangelização e a organização pastoral, a formação do clero e dos religiosos, incentivou o protagonismo dos leigos para ocuparem com coragem seu lugar na Igreja e na sociedade. Dom Paulo queria a liturgia celebrada com esmero e dignidade, a palavra de Deus anunciada com dedicação e fervor e que o Evangelho de Cristo fosse força e transformação para uma sociedade melhor”, prossegue o Cardeal Scherer.

Eventos comemorativos

Além da missa de abertura, outras atividades estão programadas para celebrar o centenário de Dom Paulo. Ainda no dia 14, às 20h, será realizada a live “Paulo, Profeta e Pastor”, transmitida pelas plataformas digitais da Arquidiocese.

Nos meses seguintes e também em 2022 estão previstas mais ações comemorativas, entre as quais um curso on-line sobre a atuação de Dom Paulo, um dia a ele dedicado durante a Semana Teológica da Faculdade de Teologia da PUC-SP, em outubro; eventos sobre o papel do ‘Cardeal da Esperança’ para a promoção do diálogo ecumênico e inter-religioso e uma exposição fotográfica na Basílica Menor de Sant’Ana (Rua Voluntários da Pátria, 2.060, bairro de Santana), a partir de 28 de outubro.

Além das ações organizadas pela Arquidiocese e outros organismos da Igreja em São Paulo, Dom Paulo receberá outras homenagens, entre as quais sessões especiais no Senado, em 13/09, às 10h; e na Câmara Federal, nesta mesma data, às 14h. Também a Câmara Municipal de São Paulo realizará uma sessão solene por ocasião do centenário, em 20/09, às 14h.

SERVIÇO

Missa de abertura do centenário de Dom Paulo Evaristo Arns

Data: Terça-feira, 14/09

Horário: 10h

Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo (Catedral da Sé)

Participação presencial: aberta a todos os interessados, ao limite de ocupação da Catedral da Sé.

Comente aqui