Data: 07/06/2019 14:57 / Autor: Redação / Fonte: EMTU/SP

Aplicativo desenvolvido pela EMTU/SP é finalista em premiação internacional

App permite monitoramento em tempo real do atendimento a alunos com deficiência matriculados da rede estadual de ensino


O aplicativo Ligado Operador, desenvolvido pela EMTU/SP, está entre os dez finalistas do Prêmio Melhores Práticas de Mobilidade 2019, organizado pela Divisão América Latina da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP). Os três melhores serão anunciados na próxima segunda-feira (10) em Estocolmo, na Suécia, durante o Global Public Transport Summit Stockholm 2019. Participam da premiação projetos enviados pelo Brasil, Argentina, Chile, Panamá, Peru e Uruguai.

O app facilita e agiliza a operação do Ligado, serviço que transporta estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida matriculados na rede estadual de ensino. O serviço é executado pela EMTU/SP em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A ferramenta permite o acompanhamento da operação em tempo real, com informações da localização dos veículos, registro de embarque e desembarque das crianças e o horário inicial e final de cada viagem.

O aplicativo, disponível para Android e iOS,  também possibilita que o motorista registre eventuais faltas dos alunos e informe as justificativas. Com a ferramenta, a EMTU/SP também pode enviar mensagens aos operadores das vans.

Integrado à plataforma tecnológica eSEC, compartilhada entre a EMTU/SP e a Secretaria da Educação desde 2014, o aplicativo possui interface simples e objetiva para facilitar o uso durante a operação. Por meio de ícones, o motorista fica sabendo antecipadamente se o passageiro é cadeirante, se possui acompanhante e até a data em que comemora aniversário.

A monitora Sônia Maria Cyrino destacou a facilidade em levantar informações sobre o aluno como, por exemplo, uma possível ausência e o motivo da falta. “Mostro esse aplicativo às mães e nas escolas para explicar como o trabalho é organizado.”

O Ligado Operador foi desenvolvido pela EMTU/SP em quatro meses e 1.200 pessoas, entre operadores e monitores, foram treinadas para utilizar o aplicativo. O app começou a operar em abril do ano passado e desde então vem sendo aprimorado com novas soluções. São registrados atualmente mais de 12 mil acessos diários.

Como nasceu – A criação do aplicativo foi proposta durante a 1ª Hackathona Metropolitana EMTU-Metra, realizada em 2017. Um dos desafios sugeridos aos participantes na maratona de inovação foi “Como automatizar a roteirização (custo-tempo) do Serviço Especial Ligado?”.

O aplicativo foi sugerido pelo grupo Computer Society, formado pelos estudantes Carlos Henrique Torres Silva, Gustavo Murayama, Lucas Tornai de Carvalho e Renan Henrique Gomes Damazio Assunção, que foram semifinalistas. A ideia foi levada adiante e desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação (TI) da EMTU/SP.

Hoje engenheiro de dados, Lucas Carvalho explicou que aquela foi sua primeira experiência em um hackathon e ficou satisfeito em saber do desenvolvimento do app: “Achei legal porque o trabalho que a gente fez não foi em vão”.

Sobre o Ligado – Para solicitar o atendimento pelo Ligado, é necessário que o responsável pelo aluno contate a escola, a Diretoria Regional de Ensino ou Secretaria de Estado da Educação para efetuar o cadastro. O serviço conta atualmente com 534 veículos que transportam mais de 5.100 passageiros (incluindo crianças, adolescentes e acompanhantes). As vans fazem o trajeto entre as casas dos estudantes e quase mil escolas e instituições conveniadas ou credenciadas pela Educação nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

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