Data: 23/04/2013 11:20 / Autor: Redação / Fonte: Em Pauta

Água Doce - Sabores do Brasil recebe o prêmio ABF Santander Destaque Franchising

Com mais de 100 restaurantes espalhados pelo País, a Água Doce mostra como uma ‘grande família’ obtém sucesso com muito trabalho e dedicação


Água Doce - Santo André
Água Doce - Santo André

A ABF – Associação Brasileira de Franchising acaba de atribuir o “Prêmio ABF Santander Destaque Franchising 2013”,na categoria Franqueador, à Água Doce - Sabores do Brasil, rede de restaurantes com mais de 100 casas distribuídas por todo o Brasil.

Em evento que reuniu mais de 700 profissionais do sistema de franquias, a ABF premiou também as categorias Franqueado, Jornalismo (Jornal e Revista), Trabalho Acadêmico e Parceiro do Franchising. Mas, o grande vencedor da noite, sem dúvida alguma, é o Franqueador. Isso porque receber o prêmio da única entidade oficial que representa o sistema de franquias brasileiro e que baliza suas diretrizes é ser reconhecidamente a marca que melhor desempenhou critérios como crescimento, suporte ao franqueado e investimentos em infraestrutura, entre outros que são importantes para que uma marca seja a melhor de todas naquele ano.

A Água Doce - Sabores do Brasil recebeu as melhores notas em pesquisa realizada com seus franqueados. Anualmente, a ABF realiza uma pesquisa independente com todos os seus associados e, nela, são atribuídas notas em diversos quesitos do franqueado para o franqueador. A soma dessas notas é que determina qual é a marca que merece o prêmio. “O que nos move é a vontade de ter notas melhores a cada ano”, disse Delfino Golfeto, presidente da Água Doce, em seu emocionado discurso quando recebeu o prêmio.

Mais do que um simples reconhecimento, ser vencedor significa que aquela marca pratica o franchising dentro de condutas e práticas aprovadas pelos franqueados. E não há nada que valorize mais uma franquia do que seus franqueados satisfeitos. “Não basta sair vendendo franquia e crescendo desenfreadamente. Após mais de 20 anos como franqueadores, sabemos que é importante manter a rede satisfeita e os restaurantes rentáveis. Já estamos entrando na segunda geração de franqueados, com herdeiros assumindo algumas unidades franqueadas, e queremos que o negócio seja perene, lucrativo e que traga felicidade a muitas pessoas que representam nossa marca”, enfatiza o presidente.

Na mesma ocasião, a Água Doce também recebeu o Selo de Excelência em Franchising, outra chancela concedida pela ABF somente às empresas que praticam o franchising dentro de condutas legais e que apresentam anualmente à entidade documentação específica para ser analisada por uma comissão interna da ABF. Se a documentação estiver em dia, é concedido um Selo à marca que indica a quem quer investir nela que a empresa pratica o sistema de franquias corretamente.

A história da Água Doce

Com mais de 100 restaurantes espalhados pelo Brasil, a Água Doce – Sabores do Brasil é um sucesso. O presidente da rede, Delfino Golfeto, hoje mal tem tempo de conceder entrevistas para relembrar o início de seu passado empreendedor, já que acompanha pessoalmente o desenvolvimento de sua rede de franquias.

Tecnólogo na área de açúcar e álcool, Golfeto sempre trabalhou em usinas nesta área, até que decidiu, em 1990, abrir o primeiro negócio próprio, a Água Doce Aguardenteria, na cidade de Tupã (SP). A empresa foi aberta na garagem de casa, mas sua facilidade para selecionar boas bebidas, aliada à boa mão da esposa Silvia Maria para quitutes, ajudou a criar o nome. Em um pequeno balcão improvisado, ele servia cachaças e coquetéis inovadores para degustação. “Os clientes sempre levavam algum produto, nem que fosse o mais barato. O importante foi a divulgação boca a boca, o que me permitiu expandir o negócio”, conta, orgulhoso.

Dois anos depois, com o negócio consolidado, chegou o momento de criar a Água Doce Cachaçaria e seu sistema de franquias, que em apenas doze meses fez surgirem doze lojas. “Como aprendi a ganhar a vida em família, chamei meu primo Júlio Bertolucci, administrador pós-graduado em marketing, que se tornou diretor de franquias.

Os anos 2000, com o país mais estável e a política econômica em expansão, trouxeram à Água Doce ainda mais ânimo e a sua expansão foi notável.

Hoje, com o nome ‘Água Doce – Sabores do Brasil’, mais adequado às características do restaurante, delícias como Filés Água Doce (mignon, de frango ou de tilápia à parmegiana, em porção que serve até quatro apetites); Saladas Água Doce e Refrescante; Tutu à Mineira; Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro, entre muitos outros, fazem a refeição mais do que completa em todas as regiões brasileiras.

A Família Escondidinho, grande sucesso da rede, não poderia deixar de ser citada: Escondidinho (carne de sol coberta por cremoso purê de mandioca gratinado com mussarela e requeijão), Arrumadinho (o mesmo preparo, levando o frango no lugar da carne de sol), Amontoadinho (de camarão) e Portuguesinho (de bacalhau) são pratos de sabor inigualável!

Já quem quer beliscar conta com Bolinho de Carne de Sol, Camarão Crocante; Filé Aperitivo ou Linguiça na Chapa com Polenta; Ninho (filé de frango aperitivo com batatas fritas); Isca de Tilápia; Bolinho de Bacalhau; Casquinha de Siri; Caldos Verde, de Mandioquinha e de Feijão à Mineira; Moela à Mineira e as tradicionais polenta e batatas fritas e mandioca com bacon.

Em se tratando de cachaças, a Água Doce oferece especialidades de diversos locais do Brasil, dando ênfase às melhores do País. Há, ainda, mais de noventa tipos de coquetéis com ou sem álcool.

A Água Doce se mantém viva no gosto de seus clientes porque inova constantemente. Seja em seu cardápio, atualizado quatro vezes por ano com novos pratos e bebidas; em suas promoções; nas atrações que leva às casas e na atuação junto à comunidade, por meio de projetos sociais, a marca renova seu elo com o consumidor, que é fiel a ela.

Na nossa região a cachaçaria pode ser encontrada em:

Santo André:
Rua das Figueiras, 634 - Bairro Jardim - (11) 4436-6154 - E-mail: santoandre@aguadoce.com.br

São Bernardo:
Av. das Nações Unidas, 206 - Jardim do Mar - (11) 4124-6003 - E-mail: saobernardocampo@aguadoce.com.br

São Caetano do Sul
Rua Rio Grande do Sul, 460 – Centro - (11) 2629-4729 - E-mail: saocaetanodosul@aguadoce.com.br

Água Doce - São Bernardo
Água Doce - São Bernardo

Comente aqui