Data: 24/07/2015 11:00 / Autor: Redação / Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Agência e Consórcio Intermunicipal GABC levam experiência regional à SAE da Presidência

Durante reunião em Brasília, ABC Paulista apresentou à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República projetos, estrutura e modus operandi das entidades nas sete cidades


Reunião SAE PR, Agência GABC e Consórcio GABC
Reunião SAE PR, Agência GABC e Consórcio GABC

Crédito: TadeuFelipe-SAE-PR

O secretário executivo da SAE, Vitor Chaves, e equipe, receberam o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, e o Diretor Jurídico do Consórcio Intermunicipal GABC, Dr. Leandro Piccino.

As entidades regionais paulistas foram convidadas pela SAE/PR para apresentarem de que modo foram constituídas, quais são suas missões e objetivos, como se relacionam entre si e com os diferentes segmentos privados e públicos, além de abordarem principais projetos em andamento. A reunião, destinada a uma troca de experiências, permitiu debater o funcionamento desse arranjo institucional, sua estrutura e formas de financiamento. O objetivo é conhecer novas experiências exitosas de cooperação vertical e horizontal entre a União, Estados e Municípios.

“Este é um exemplo interessante de formas de organização que poderia servir para o Brasil Central”, disse o secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Vitor Chaves, ao se referir ao modelo de consórcio interfederativo apresentado pelos representantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O secretário executivo da Agência GABC mencionou, como exemplo de ações em andamento, o estudo pioneiro das entidades sobre o potencial competitivo do Grande ABC para a cadeia de defesa. Este projeto, realizado por meio de parceria entre Agência e Consórcio, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, analisa oportunidades de negócios que surgem a partir dos investimentos brasileiros em defesa e de que forma as empresas, universidades e instituições públicas da região poderão participar deste novo cenário.

“Este estudo sobre a cadeia da defesa é uma das iniciativas que exprime a vontade regional dos principais atores que participam das discussões e proposições da Agência GABC em buscar permanentemente alternativas para o crescimento econômico e social do Grande ABC. Em um projeto iniciado pela integração regional do ABC, há inúmeras possibilidades de promover inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, além da formatação de uma nova política industrial que poderá ser estendida a todo o país”, afirmou Rocco.

A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República acompanha em todo o país as ações dos Fóruns de Governadores e busca inspiração em modelos de integração regional para promover o desenvolvimento nacional, seguindo as diretrizes de trabalho do Ministro da SAE/PR, Mangabeira Unger. Neste ano, por exemplo, o Fórum de Governadores do Brasil Central, composto pelos estados da região Centro-Oeste e Tocantins, lançou agência de desenvolvimento regional. A formatação dessa entidade será pauta do próximo encontro dos líderes regionais do Brasil Central, programada para 07 de agosto, em Cuiabá. 

Comente aqui