Data: 20/05/2022 13:15 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Ações do Maio Amarelo no Grande ABC conscientizam população sobre segurança no trânsito

Atividades na região marcam mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre como evitar mortes e feridos no trânsito


Ações do Maio Amarelo no Grande ABC conscientizam população sobre segurança no trânsito
Ações do Maio Amarelo no Grande ABC conscientizam população sobre segurança no trânsito

Crédito: Edu Guimarães/PMM

Celebrado desde 2014, o Maio Amarelo é o mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre a importância de evitar mortes e feridos no trânsito, principalmente em grandes regiões metropolitanas. Seguindo recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), as cidades do Grande ABC também desenvolvem ações para alertar a população sobre a importância de manter uma relação de segurança e respeito no trânsito.

A prefeitura de Santo André promove a campanha “Juntos Salvamos Vidas”, com uma série de iniciativas ao longo do mês, como as ações “Pista Certa” e “Educação Viária é Vital”, realizadas em parceria com a Fundación Mapfre. O objetivo dos programas é difundir conceitos de segurança no trânsito a crianças, estudantes e docentes.

Para chamar a atenção da sociedade para as ações de prevenção de acidentes no trânsito, a Prefeitura de São Bernardo do Campo desenvolve a campanha “A vida vale muito”. O cronograma de ações envolve pedalada com ciclistas, distribuição de materiais educativos e blitzes educativas para motociclistas.

A Prefeitura de São Caetano do Sul também desenvolveu o projeto “Na Pista Certa”, com ações e palestras em parceria com a Fundación Mapfre, voltadas para alunos do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino, com objetivo de conscientizar os alunos para a educação no trânsito.

As ações educativas que a Prefeitura de Diadema programou para a campanha Maio Amarelo consistem em intervenções teatrais nas proximidades das escolas e nas principais vias da cidade, abordando a necessidade de se respeitar a sinalização de trânsito para garantir uma travessia segura dos pedestres.

A Prefeitura de Mauá lançou a campanha “Eu faço o trânsito de Mauá mais seguro”, intensificando o trabalho de conscientização a motociclistas. As ações contam com participação do super-herói Mister Mão, protagonista das iniciativas de educação no trânsito criado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que circulou por diferentes vias de grande movimentação na cidade.

O Consórcio ABC também participa das ações de conscientização sobre a segurança no trânsito. A entidade regional divulga peças educativas em suas redes sociais para reforçar a disseminação dos conceitos de segurança no trânsito.

O presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou a importância de ações conjuntas para alertar a população sobre a necessidade de todos fazerem sua parte no trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas.

“Este mês é importante para ampliar nossa consciência para termos um trânsito mais seguro no dia a dia, com maior atenção, cuidado e respeito à própria vida e à do próximo, não somente agora, mas o ano todo”, afirmou Paulo Serra.

Comente aqui