Data: 05/08/2020 19:46 / Autor: Redação / Fonte: ABCclick

Abertura da votação para o 8º Salão Nacional de Arte Fotográfica derruba site da ABCclick

Após paralização, votação popular reabre e atinge 30.000 votos em menos de 24 horas


A fase da Votação Popular do 8º Salão Nacional de Arte Fotográfica que o Fotoclube ABCclick está promovendo, tão aguardada pelos fotoclubistas brasileiros, começou oficialmente no dia 1º de agosto, sábado passado. Nas primeiras horas houve um grande acesso dos fotógrafos participantes para conhecer as fotos inscritas e votar nas melhores.

Segundo representantes do ABCclick, nas 12 primeiras horas foram computados mais de 16.000 votos, com o site de votação recebendo uma média de 20 votos por minuto, mas atingindo picos de até 12 por segundo.

Esse sucesso todo ocasionou uma sobrecarga no servidor do site o que ocasionou uma paralisação não esperada. “Nosso site está hospedado num dos maiores “data Center” da América Latina, mas o equipamento contratado não suportava tantos acessos”, informou Ailton Tenório, 1º Secretário do Fotoclube ABCclick.

“Uma luz amarela acendeu no suporte técnico da empresa, que começou a migrar todo o site para um equipamento maior”, informou Tenório, quando percebeu o site fora do ar. “O sistema de votação paralisou todo o processo de votação até que o serviço de hospedagem pudesse garantir a estabilidade do servidor”, garantiu o diretor de Informática Hamilton Silva, da empresa HTS Informática. Assim que o provedor liberou o servidor, houve uma verificação do banco de dados, local onde são registrados os votos e os controles de segurança do sistema de votação.

O Fotoclube ABCclick contratou novo servidor para seu site, com o dobro da capacidade, para garantir a continuidade do processo de votação, que foi reaberto no dia 4, atingindo em menos de 24 horas a impressionante marca de 30 mil votos registrados, com a visualização de 100.000 fotos pelos participantes.

O período de votação vai até 23 de agosto, e é necessário se cadastrar no site do Fotoclube para receber um código e senha para votar. O sistema de votação é de Foto x Foto, onde são apresentadas quatro imagens e o internauta tem que escolher uma ou duas para receber seu voto. Qualquer fotógrafo do Brasil pode se inscrever para participar da fase de Votação Popular.

O presidente do Clube Fotos Amigos de Santos, Flávio Sotto, declara que “é gratificante participar de um processo nesse momento de transformação dos hábitos de comunicação, que, mesmo longe, estamos todos interconectados e buscando o fomento e avanço da arte fotográfica”.

Nesse concurso fotográfico há uma categoria de fotografo não fotoclubista. José Luiz Pedro, presidente do Foto Cine Clube Bandeirante, afirma que “a participação do público "não fotoclubista" é de suma importância, tanto para poderem conhecer os trabalhos dos fotoclubes, bem como para nós [fotoclubes] termos acesso aos trabalhos que estão sendo produzidos fora da esfera fotoclubista”.

Os dois presidentes, junto com outros mais de 20 representantes de fotoclubes brasileiros, serão responsáveis pela fase final da seleção, que é o Júri Técnico, que selecionará e classificará as 100 melhores fotografias. O resultado será divulgado no começo de outubro de 2020.

Serviço:

8º Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick

Realização: Fotoclube ABCclick (www.abcclick.com.br)

Parceira do Festival de Fotografia de Paranapiacaba – FFP20

Supervisão da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto)

Fase da Votação Popular vai até 23 de agosto de 2020

Inscrições: www.abcclick.com.br/8salao

Comente aqui