Data: 06/06/2020 10:30 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio ABC

ABC recebeu Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

Experiências municipais contra Covid-19 marcam encerramento da 74ª edição do Fórum de Mobilidade; Evento teve como anfitrião o Consórcio Intermunicipal Grande ABC


O último painel da 74ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana foi dedicado a experiências municipais adotadas diante do novo coronavírus (Covid-19). O encontro desta sexta-feira (5/6), realizado por meio de videoconferência, reuniu apresentações de ações e medidas de prevenção implantadas em diferentes cidades, incluindo o Grande ABC, anfitrião desta edição.

Os municípios participantes apresentaram iniciativas como comitê de crise e combate ao coronavírus, home office para os servidores públicos, restrição de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais, uso obrigatório de máscaras de proteção para motoristas e passageiros do transporte coletivo.

Representando o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, ressaltou que o uso da tecnologia permitiu realizar o encontro mesmo em tempo de pandemia.

“Pela primeira vez em mais de 25 anos o Fórum Paulista foi realizado de maneira e não presencial e teve como anfitrião um consórcio público. Pudemos tratar de temas muito importantes para a mobilidade urbana neste momento e medirmos o tamanho do desafio que temos à nossa frente nesta área”, afirmou Brandão.

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, Andrea Brisida, destacou a contribuição desta edição para os gestores públicos.

“Foi um formato riquíssimo que nos permitiu discutir em três dias assuntos relevantes enfrentados pelas cidades neste momento”, disse Andrea.

Também participaram do encontro Carlos Barreiro, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec); Sérgio Pires, presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social (Urbes) de Sorocaba; Paulo Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos; Silvio Lima, assessor especial de Transportes de Indaiatuba; Adauto Lúcio Cardoso, secretário de Mobilidade Urbana de Presidente Prudente; e Amaury Hernandes, secretário de Transportes de São José do Rio Preto.

Os debates da 74ª Reunião do Fórum Paulista ocorreram entre esta quarta e sexta-feira, com organização da Coordenação Executiva do Fórum Paulista e pela Secretaria Executiva pela Mobilidade Urbana Eventos.

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

Comente aqui