São Paulo Mobilidade

Governo conclui Audiências Públicas sobre o Túnel Imerso Santos-Guarujá

Investimento bilionário visa melhorar a mobilidade urbana e impactar positivamente milhares de pessoas diariamente

  • Data: 19/04/2024 15:04
  • Alterado: 19/04/2024 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: ARTESP
tunel-santos-guaruja

Crédito:ARTESP

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) concluiu as três Audiências Públicas programadas para discutir o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, uma iniciativa estratégica para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional da Baixada Santista. Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o projeto prevê investimento total de R$ 5,96 bilhões. Deste total, 86% serão provenientes de aporte público, distribuídos igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, com participação da iniciativa privada por meio de uma parceria público-privada (PPP).

A última audiência, realizada hoje (19), na Autoridade Portuária de Santos, contou com grande participação de representantes da sociedade civil, autoridades locais e especialistas. Durante as audiências, mais de 70 manifestações foram registradas, evidenciando o engajamento e a participação da comunidade nas discussões sobre o projeto do Túnel Imerso.

Milton Persoli, Diretor Geral da Artesp, destacou a importância dessas Audiências Públicas: “Junto com a consulta pública, essas audiências são mais que importantes, são extremamente necessárias, elas trazem a população para dentro do projeto. Estamos desde o começo comprometidos em dialogar com a comunidade e especialistas visando aprimorar ainda mais este projeto vital para a infraestrutura e a qualidade de vida na Baixada Santista”. Persoli também enfatizou a complexidade e os benefícios do projeto: “Com uma profundidade de 21 metros, será o primeiro túnel imerso do tipo na América Latina. Uma inovação que reduzirá os atuais 40 quilômetros em rodovias ou a travessia por balsa por um percurso de 870 metros.”

O Túnel Santos-Guarujá representa uma obra de engenharia singular, projetada para melhorar significativamente a conexão entre as cidades de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de deslocamento em até 50 minutos. Com uma extensão total de 1,5 km, o túnel imerso de 870 metros incluirá três faixas de rolamento por sentido, com uma faixa adaptável para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e uma via compartilhada para pedestres.

O conteúdo completo das Audiências Públicas ficará disponível no canal da Artesp no YouTube, garantindo transparência e acesso público.

Para mais informações sobre o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, acesse o site da Artesp: Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá.

Compartilhar:

  • Data: 19/04/2024 03:04
  • Alterado: 19/04/2024 03:04
  • Redação
  • ARTESP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados