7 de Setembro tem atos contra Moraes e desfile de Lula

7 de Setembro: oposição foca manifestações em pedidos de impeachment no STF enquanto Lula acompanha desfile cívico na Esplanada

7 de Setembro tem atos contra Moraes e desfile de Lula

Crédito: Nelson Almeida / AFP

O feriado da Independência do Brasil, celebrado nesta segunda-feira (7 de setembro), divide as atenções do país entre as comemorações institucionais e uma intensa agenda de manifestações políticas. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha o tradicional desfile cívico-militar em Brasília, candidatos à Presidência e lideranças de direita mobilizam apoiadores nas ruas, tendo como principal alvo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A onda de protestos da oposição, que inicialmente tinha um caráter mais voltado ao lançamento de campanhas, sofreu uma guinada na reta final. O estopim foi a recente crise institucional no STF, deflagrada pelo vazamento de mensagens do inquérito sobre o Banco Master e o embate direto entre Moraes e o ministro André Mendonça.

O Foco na Paulista e a Crise no STF

Moraes nega visita de Milei e amplia restrições a Bolsonaro  7 de Setembro
Divulgação/TSE

Em São Paulo, a Avenida Paulista concentrará o principal ato da oposição, a partir das 15h. Liderado pelo senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o evento incorporou fortemente os gritos de “Fora Lula” e “Fora Moraes”. No final de semana, Flávio elevou o tom contra o magistrado, chamando-o de “laranja podre” do Supremo.

O ato na capital paulista servirá como uma demonstração de força da direita e contará com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do prefeito Ricardo Nunes (MDB), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do pastor Silas Malafaia. Um dos principais organizadores da manifestação, Malafaia prometeu fazer seu discurso “mais duro até hoje” exigindo o afastamento de Moraes.

Os manifestantes reagem à decisão de Moraes de pedir a investigação de Mendonça no inquérito das fake news, após o colega de Corte ter retirado o sigilo de um relatório da Polícia Federal envolvendo o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Roteiro dos Presidenciáveis

Além de Flávio Bolsonaro, outros nomes que postulam a corrida presidencial têm agendas nas ruas neste feriado, dividindo-se entre protestos e solenidades:

  • Romeu Zema (Novo): O pré-candidato e governador de Minas Gerais participa, pela manhã, de uma mobilização contra Moraes na própria Avenida Paulista (com concentração às 9h20 na Rua da Consolação).
  • Renan Santos (Missão): Comanda um ato às 11h no Obelisco do Ibirapuera, também na capital paulista, com críticas ao STF.
  • Augusto Cury (Avante): No Rio de Janeiro, o candidato fará uma caminhada em Copacabana pela manhã, focada nas pautas de “fé, família e educação”, com discurso previsto para o Posto 5.
  • Ronaldo Caiado (PSD): O governador de Goiás optou por uma agenda estritamente institucional. Ele acompanha o desfile cívico na Avenida Tocantins, em Goiânia, às 8h, sem participação em atos políticos.

Agenda Oficial e Brasília Dividida

Lula aprova decreto sobre venda de ingressos em eventos. 7 de Setembro
Ricardo Stuckert/PR

Na capital federal, o presidente Lula concentra suas atividades na agenda oficial da Presidência, prestigiando o desfile na Esplanada dos Ministérios. Na noite de domingo (6), o petista fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), focado na defesa da soberania nacional.

Fora da Esplanada, Brasília também terá atos simultâneos e opostos. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal montou um esquema especial para acompanhar tanto as manifestações que pedem o impeachment de Moraes e a saída de Lula, agendadas para o Banco Central (9h) e Funarte (10h, com a presença da deputada Bia Kicis), quanto os eventos de movimentos sociais, como o 32º Grito dos Excluídos e a Marcha das Religiões e Culturas Afro-Brasileiras.

Daniela Ferreira

  • Publicado: 07/09/2026 09:21
  • Alterado: 07/09/2026 09:21
  • Autor: Daniela Ferreira