Data: 16/05/2019 15:05 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Sesc realiza Dia do Desafio com atividades propostas pelo Sesc São Caetano

Na edição anterior mais de 37 milhões de pessoas em 3189 cidades de 13 países do continente participaram do Dia do Desafio


Crédito: Marcos Zaniboni

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição no dia 29/05.  Mais de 3.000 cidades do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam desta ação que estimula a integração e cooperação, por meio do incentivo à adoção de hábitos mais saudáveis e à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e no continente americano pelo Sesc São Paulo, com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA) e realizado pelas prefeituras municipais.

Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data,  forma- se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população, princípios da ação do Sesc, ressalta o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades da América Latina se superam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio.

As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018. Neste ano elas continuarão disputando entre si e somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição trienal que segue até 2020. Além do desafio entre cidades, cada dupla também entra na classificação do ranking Cidade + Cidade, que contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios e é atualizado a cada ano. Atualmente, São Caetano está concorrendo com a cidade de Toledo (Paraná)

Para Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, esta realização local é o verdadeiro motor da campanha. Com o envolvimento de instituições de diversos setores, o Dia do Desafio chega à sua 25ª edição incentivando o compartilhamento de boas práticas, que faz com que essa mobilização coletiva se fortaleça por meio da colaboração mútua, do apoio e da integração entre os mais diferentes parceiros, ampliando cada vez mais ações de atividades físicas e esportivas realizadas no mundo inteiro.

Com atividades em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, além de espaços públicos, a programação oferece atividades gratuitas como aulas abertas, vivências, jogos e inúmeras práticas e ações com personalidades esportivas, fazendo desta ação uma prática diária de bem-estar e qualidade de vida, pilares de sua missão institucional.

Programação Completa: sescsp.org.br/diadodesafio

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – SÃO CAETANO

Dança Circular

Com Equipe Ativiva

8h

As Danças Circulares sempre estiveram presentes na história da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte. Nesta atividade desenvolvida em roda, e com movimentos simples realizados em conjunto, os participantes vivenciam o encontro, relacionamento, cooperação, além de uma pratica corporal prazerosa e de fácil execução.

Local: Ginásio Celso Daniel - R. Fábio José Delpoio, 123 - Vila Noemia, Mauá.

Stiletto

Com Vinicius Nascimento

8h às 11h

Estilo de dança com o salto alto, que compreende movimentos leves e sutis com as mãos, pés, ombros e quadris e se inspira em ritmos como Hip Hop e o Jazz.

Local: Ginásio Municipal De Esportes "Sumiyoshi Nakaharada" - R. Santa Rita de Cássia, 173 - Vila Japao, Itaquaquecetuba - SP.

Circuito Desafio

Com Equipe Sesc

8h / 11h30 / 13h30 / 18h e 19h30

Circuito de atividades de desafios simples que incentivam a prática de atividades físicas visando a integração entre participantes, melhora do condicionamento físico e o despertar para inclusão de uma atividade física na rotina do dia de forma prazerosa e permanente.

Vagas limitadas. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Local: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – Santa Paula – São Caetano do Sul

Dança Criativa

Com Rose Maria de Souza

8h

O ritmo corta o ar, corpos diferentes são levados para um mesmo lugar, olhares e sorrisos dançam primeiro. O encantamento da dança acorda o corpo ressignificando sentidos, estimulando a criatividade e a prática de uma atividade física. Esta pratica fornece subsídios necessários para o desenvolvimento espontâneo e criativo da linguagem do movimento e ampliação do vocabulário expressivo. Os benefícios trazidos pela dança criativa vão desde aprimoramento físico até a desenvoltura da criatividade subjetiva, possibilitando o desenvolvimento do participante.

Local: Ginásio Municipal Mané Garrincha - Endereço: Rua dos Cariris, 195 - Piraporinha - Diadema.

Aulão de Ginástica para Todos

com Equipe Sesc

10h e às 19h30

Diversas turmas de alunos e participantes em geral se reunirão e demonstrarão uma sequência de movimentos de forma simples e descontraída da Ginástica para Todos.

Ginastica para Todos é uma modalidade de ginástica de demonstração, ou seja, importante é realizar os movimentos gímnicos com prazer e originalidade. Esta modalidade não é competitiva e pode ser praticada por todos independente de idade, porte ou aptidão física, umas das muitas características desta prática é a integração dos participantes. Venha e participe.

Local: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – Santa Paula – São Caetano do Sul

Circuito de Atletismo

Com Angulo Raso

8h

Nesta atividade os participantes poderão vivenciar as modalidades de corrida com barreiras, salto em altura e lançamento de dardo com atividades adaptadas para crianças a partir de 6 anos.

Local: Ginásio Municipal De Esportes "Sumiyoshi Nakaharada" - Rua: Santa Rita de Cássia, 173 - Vila Japao, Itaquaquecetuba - SP.

Malha e Boliche

com Simon Comunicação e Eventos

9h às 16h

Duas modalidades esportivas estarão disponíveis para experimentação do público de forma adaptada. Malha é um jogo de pontaria em que o objetivo é derrubar um pino, com um disco, ao final da pista ou deixá-lo o mais próximo possível. No boliche, o jogador deve derrubar vários pinos com uma bola.

Local: Estação CPTM São Caetano do Sul - Prefeito Walter Braido, R. Serafim Constantino, 51 - Centro.

Futebol de 5

Com APADV - Associação de pais e amigos e Deficientes Visuais de São Bernardo do Campo

9h30 às 11h

Apresentação esportiva desta modalidade que é Paralímpica Cada time conta com 5 participantes com deficiência visual e uma sem deficiência na posição de goleiro, além do "chamador", integrante que fica fora do campo orientando os jogadores pela voz.

Local: Ginásio Municipal Mané Garrincha - Endereço: Rua dos Cariris, 195 - Piraporinha - Diadema.

Práticas Corporais

Com Equipe Ativiva

8h às 11h

Nesta atividade os participantes poderão participar de vivencias de atividades físicas como Yoga, Tai chi Chuan e danças Circulares. Yoga é uma pratica corporal da India. O Tai Chi Chuam é uma arte marcial também conhecida como uma forma de meditação em movimento. As Danças circulares são danças geralmente realizadas em roda e remetem a celebração de ações como nascimento, casamento e colheita.

SERVIÇO:

Sesc São Caetano

Dias 29 de Maio

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Recomendação etária: Livre

Ingressos: Grátis. Retirada 1h de antecedência

Telefone para informações: (11) 4223-8800

Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br

Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 11:00 às 20:00, sábados e feriados, das 9h às 17h30

Comente aqui