Data: 24/05/2019 16:14 / Autor: Redação / Fonte: Ubiratan Figueiredo

Em São Caetano, projeto quer incentivar a adoção de animais de rua

Os petshops, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo terão que incentivar a adoção de animais de rua em São Caetano do Sul


A proposta é do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PR) ao ser apresentada no projeto de lei (PL 2109/2019) que tramita na Câmara Municipal. A medida obriga os estabelecimentos do ramo a fixarem cartazes informando sobre a conscientização popular acerca da adoção responsável de cães e gatos, contribuindo assim para o fortalecimento da causa animal.

“A afixação de cartazes, embora muitas vezes possa ser considerada um pequeno gesto, permite uma elucidação sobre a necessidade da adoção de animais abandonados, bem como as responsabilidades assumidas pelo dono no ato da adoção”, explica Ubiratan.

Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre os quais estão 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Na grande São Paulo o número de animais abandonados pelas ruas não para de crescer, são aproximadamente 2 milhões. De acordo com o parlamentar, a junção do incentivo à guarda responsável com a castração dos animais são imprescindíveis para evitar o crescimento descontrolado da população.

“É necessário que cada um desses locais tenha uma forma de conscientização e reflexão para que o abandono e maus-tratos a animais venham a ser extintos, incentivando a adoção responsável e o amor pelos bichos. Essa campanha para a adoção contribuirá para a diminuição da superlotação dos abrigos mantidos por protetores independentes e ONGs”, ressalta o parlamentar.

Comente aqui