Data: 11/08/2014 13:58 / Autor: Alexandre Costa / Fonte: PMSCS

São Caetano lança Projeto Gibiteca

São Caetano utiliza revistas em quadrinhos para estimular leitura nas escolas


Escolas ganharam estandes de leitura
Escolas ganharam estandes de leitura

Crédito: Robson de Almeida/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul lançou um novo programa de estímulo à leitura entre os estudantes da rede municipal: o Projeto Gibiteca, que criou espaços de leitura de histórias em quadrinhos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Com a iniciativa, as crianças e os adolescentes podem aprimorar suas técnicas de leitura e ainda relacionar a atividade a momentos de prazer, com muitos ganhos pedagógicos.

A secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, destaca que os títulos disponibilizados nas escolas serão constantemente atualizados. “Todas as revistas em quadrinhos são de qualidade. Para as crianças mais jovens temos a Turma da Mônica, do Maurício de Souza, e para os maiores oferecemos revistas de super-heróis. Além disso, os espaços também possuem alguns livros infantis e infanto-juvenis.”

Todas as EMEFs de São Caetano receberam o estande com as revistas em quadrinhos, para deleite das crianças. Na escola Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico, os jovens fazem fila para curtir o novo espaço de leitura. “A curiosidade, a vontade de ver, tocar e ler os gibis na estante colorida da Gibiteca foi uma grande novidade e só confirma que a leitura mobiliza os estudantes e contribui ainda mais para sua formação cidadã”, elogia a diretora Alexandra de Jesus Auger.

A instalação das gibitecas, geralmente no pátio das escolas, também tem contribuído para mudar um pouco a rotina no horário do intervalo entre as aulas. “Muitos alunos agora passam parte do intervalo lendo os gibis, mais calmos e comportados. E, com muita diversão, estão melhorando suas habilidades de leitura”, conclui Ivone Braido Voltarelli.

Comente aqui