Data: 08/03/2018 16:43 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

São Caetano lança Comando para combater mosquitos, escorpiões e ratos

A partir deste sábado (10/03), São Caetano do Sul coloca a tropa nas ruas para combater o Aedes aegypti, mosquito causador de doenças como dengue, zika e febre amarela.


O programa da Prefeitura é batizado de “Comando Contra Pragas” e também promove o controle de escorpiões e ratos. O primeiro bairro a receber os serviços é o Boa Vista.

O Comando vai intensificar as ações do município, como eliminação de criadouros do mosquito, desratização, captura de escorpiões e uso de drone para inspeção de terrenos e imóveis vazios. “É um trabalho que vai visitar todos os bairros da cidade, fundamental para a saúde pública. A ação de prevenir é sempre mais valiosa e eficaz do que o tratamento”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.

Para a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a participação dos moradores é fundamental. “Houve uma grande corrida para se tomar a vacina contra a febre amarela, mas a atitude mais importante é o combate ao mosquito. Sem mosquito não há a doença. O Comando vai buscar uma mobilização maior da população”, diz a secretária.

DECRETO
No último dia 9 de fevereiro, entrou em vigor o decreto nº 11.242/2018, que cria equipes de trabalho da Administração Municipal para combater o Aedes aegypti nos prédios públicos da Prefeitura. Os servidores designados deverão vistoriar periodicamente o imóvel e atuar de forma preventiva na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. A Secretaria de Saúde está incumbida de dar suporte e orientação neste trabalho.

UNIÃO
O Comando Contra Pragas é resultado da união de esforços das Secretarias Municipais de Saúde, de Obras e Habitação e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Em parceria também com a Secretaria de Educação e a Guarda Civil Municipal, haverá apresentação de um Teatro Educativo para crianças, com informações sobre as pragas e cuidados com entulhos.

A população será convocada a participar acabando em suas casas com água parada e possíveis criadouros do mosquito. O Centro de Controle de Zoonoses receberá denúncias e avisos por meio do telefone 4238-8170 ou pelo e-mail ccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.

Conscientização é parte importante do programa
Conscientização é parte importante do programa

Crédito: PMSCS

Comente aqui