Data: 07/12/2017 09:58 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

São Caetano certifica servidores sobre gestão eficiente de energia

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com a AES Eletropaulo, entregou nesta quarta-feira (06/12) certificados de capacitação técnica aos servidores membros da UGEM


Crédito: Divulgação/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com a AES Eletropaulo, entregou nesta quarta-feira (06/12) certificados de capacitação técnica aos servidores membros da Unidade de Gestão Energética Municipal do município (UGEM). O evento foi realizado no auditório do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).

A unidade é composta por membros das Secretarias, Autarquias e Fundações Municipais, capacitados para a implementação do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – PLAMGE, a fim de estabelecer planejamento e controle do consumo de energia elétrica dos próprios municipais e dos sistemas de iluminação pública e saneamento.

“Trata-se de um momento muito especial para São Caetano do Sul, que hoje conta com pessoas capacitadas tanto para gerenciar o consumo energético quanto maximizar as possibilidades de projetos de sustentabilidade energética, mantendo-se a qualidade e minimizando seu consumo”, ressaltou Enio Moro Júnior, secretário da Seohab e coordenador geral da UGEM.

Conforme destaca a Arquiteta Sonia Shiraishi, Diretora de Obras Particulares da SEOHAB e coordenadora dos esforços da UGEM, “além das ações em andamento, que vêm reduzindo as contas de energia de diversos equipamentos públicos, o curso de aperfeiçoamento, que estamos concluindo hoje, promoveu aos servidores do município a capacidade técnica necessária para a submissão de Projetos de Eficiência Energética, atendendo a chamadas públicas periódicas da própria AES Eletropaulo e de outras concessionárias. Neste momento, estão em fase de estudos projetos a serem submetidos a uma chamada da Eletrobras.

Para Moro Júnior, “a iniciativa da UGEM de evitar o desperdício de energia, além de contribuir para a racionalização do uso de recursos naturais, também faz parte de uma estratégia que consiste em empregar nas áreas mais sensíveis do município os recursos financeiros economizados em custeio da máquina pública, aumentando ainda nossa capacidade de investimento para os próximos anos. Isso torna o trabalho da UGEM uma política de controle e planejamento contínuos”.

O secretário destaca ainda o alinhamento das iniciativas da parceria com a AES Eletropaulo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Referente a uma nova parceria da secretaria, desta vez com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Agenda 2030 prevê a promoção da eficiência energética (ODS 7) e da concepção de cidades inclusivas e sustentáveis (ODS 11) como parte de um compromisso global pelo desenvolvimento sustentável e pela erradicação da pobreza. 

Enio Moro Júnior, secretário da Seohab e coordenador geral da UGEM
Enio Moro Júnior, secretário da Seohab e coordenador geral da UGEM

Crédito: Divulgação/PMSCS

Comente aqui