Data: 24/12/2018 09:02 - Alterado em: 17/01/2019 09:25 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Programação do Sesc Verão 2019 em São Caetano

Sesc São Caetano oferece atividades físicas e esportivas gratuitas para toda a população


As atividades físicas e esportivas como espaço de melhoria das relações sociais. Foi a partir desta proposta que as 39 unidades do Sesc São Paulo elaboraram as cerca de 1800 atividades da 24ª edição do projeto Sesc Verão. Até o dia 05 de março a população da capital, Grande São Paulo, interior e litoral terá à disposição uma programação diversificada e inteiramente gratuita.

O objetivo desta edição é promover a inserção da prática físico-esportiva no cotidiano da população, explorando aspectos ligados às relações coletivas presentes nas práticas corporais. Para tanto, o público terá à disposição uma variada seleção de atividades, em que poderá ter contato com importantes nomes do esporte nacional, participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, exposições, encontros e torneios, além de desfrutar de momentos de lazer e cultura.

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma que “ao lançar o olhar para as atividades físico-esportivas como meio para a melhoria das relações sociais, o Sesc Verão  reforça a ação institucional em promover e valorizar o convívio de todos os públicos, além de destacar a potência do esporte para o estímulo do bem-estar - individual e coletivo - e a melhoria da qualidade de vida, premissas do Sesc”.

Interação e Convívio – O Sesc Verão 2019 convida o público ao engajamento, ao convívio e à atenção para a coletividade como elementos fundamentais para a adesão às atividades físicas no dia a dia para o combate ao sedentarismo.

A partir do eixo temático, a programação desta edição pretende aguçar os relacionamentos que derivam das interações no universo das práticas físico-esportivas, sejam elas as interações entre pessoas, instituições ou com o meio em que estão inseridas.

“Nesta edição, destacamos as relações sociais originadas e presentes nas mais diversas atividades físico-esportivas, entendendo-as como um dos aspectos mais impulsionadores para a inserção de tais atividades no cotidiano da população”, afirma Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

A seguir os destaques da programação de janeiro e fevereiro na Unidade do Sesc São Caetano.

ATIVIDADE COM ATLETAS CONVIDADOS

ESPAÇO VERDE CHICO MENDES

Av. Fernando Símonsen, 566 – Cerâmica – São Caetano do Sul

BOXE PARA MULHERES COM ANDREIA BANDEIRA

Atleta experiente da Seleção Brasileira, sofreu preconceitos por técnicos no início da carreira e após uma lesão na coluna, deu a volta por cima e encarou seu primeiro Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, chegando até as quartas de finais. Nesta atividade revela como o Boxe mudou a sua vida e desenvolve com os participantes uma aula prática. Acima de 12 anos.

28/01. Segunda, às 19h.

TROCANDO IDEIAS COM TIFANNY ABREU E PAULA PEQUENO

Tifanny Abreu é a primeira Transexual Brasileira a disputar a Superliga de Voleibol no Brasil, se transformou em referência no tema. Paula Pequeno é atleta Bicampeã Olímpica de Voleibol, eleita por duas vezes melhor jogadora do mundo, Tricampeã da Superliga entre outros títulos na carreira. Ambas jogaram juntas no Vôlei Bauru e compartilham suas experiências destacando elementos da convivência. Livre.

19/01. Sábado, às 11h.

ATIVIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS FORA DA UNIDADE DO SESC

ESPAÇO VERDE CHICO MENDES

Av. Fernando Símonsen, 566 – Cerâmica – São Caetano do Sul

CIRCUITO ESPORTIVO

Atividades esportivas divididas em estações convidam o público a experimentar diferentes modalidades. Contará com a participação de ídolos do esporte nacional. Acima de 6 anos.

19/01. Sábado, às 12h.

COMBO MODALIDADES

A cultura esportiva conta com diversas modalidades que apresentam dinâmicas, jogos, regras, espaços e implementos diferenciados. Esta atividade convida o público a incluir o movimento no seu dia-a-dia de forma lúdica e descontraída. Livre.

até 26/01. Sábados, das 13h às 17h.

até 31/01. Segunda a sexta, das 9h às 17h.

02 a 23/02. Sábados, das 9h às 12h.

AULAS ABERTAS

Modalidades esportivas, práticas corporais e a Ginástica Multifuncional darão a tônica das aulas abertas que acontecerão no parque ao ar livre. Livre.

até 22/02. Segunda a sexta, das 7h às 9h e das 18h às 20h.

ESPORTES DIFERENCIADOS – O IMPORTANTE É EXPERIMENTAR

Modalidades pouco conhecidas no Brasil ampliam possibilidades e interesses pela prática esportiva. Em busca do novo apresentamos alguns jogos e esportes que possuem implementos, regras e dinâmicas diferenciadas. Livre.

até 25/01. Sextas, das 9h às 17h.

STILETTO COM VINICIUS NASCIMENTO

Estilo de dança inspirado no hip hop e no jazz que tem como marca principal a união da dança urbana com o salto alto, ensinando movimentos leves e sutis com as mãos, pés, ombros e quadris. Acima de 12 anos.

26/01. Sábado, às 16h

DUATHLON DESAFIO

Duplas formadas por casais, amigos, parentes e desconhecidos, irão participar de uma disputa de dois desafios esportivos que contabilizam pontos. No final os vencedores que mais pontuarem ganham uma premiação. Equipe Sesc. Não recomendado para menores de 12.

22/01. Terça, às 7h30.

FESTIVAL DE CÂMBIO

O jogo consiste em lançar a bola para a quadra adversária para cair no chão. O jogador adversário não pode deixar, devendo agarrá-la e lançá-la novamente para o outro lado da rede. É um pré-jogo para o voleibol podendo ir colocando aos poucos as regras oficiais. O jogo valoriza a convivência e a integração dos participantes. Livre.

19/01. Sábado, às 15h.

YOGA PAIS E FILHOS

As técnicas aplicadas ajudam pais e filhos a desenvolverem um contato mais próximo e amorosos por meio de posturas, respiração, brincadeiras, cantos e relaxamento. Livre.

23/01. Quarta, às 8h.

30/01. Quarta, às 19h.

BOLAS GIGANTES

Possuindo uma grande dimensão, a bola é utilizada para desenvolver atividades individuais e em grupo e não para jogar jogos tradicionais. Estimula a imaginação e criatividade, assim como o trabalho cooperativo e coordenativo. Livre.

26/01. Sábado, às 11h e às 14h.

RUA DE LAZER

Av. Presidente Kennedy, altura do nº 2.400 – Olímpico – São Caetano do Sul

APRENDENDO A ANDAR DE BICICLETA PARA ADULTOS

Aprender a andar de bicicleta na infância é muito comum, porém, muitos adultos ainda possuem algum tipo de dificuldade ou realmente não tiveram a experiência. Além de ser uma atividade prazerosa a aprendizagem é possível em qualquer fase da vida. Disponibilizamos instrutor e equipamento. Acima de 12 anos.

20/01. Domingo, das 9h às 13h.

BICICLETAS SOCIAIS

Aprendemos a andar de bicicleta de forma individualizada, porém, nesta atividade teremos a oportunidade de realizar um passeio dividindo espaços com outras pessoas em bicicletas compartilhadas. Livre.

20/01. Domingo, das 9h às 13h.

COMBO MODALIDADES

A cultura esportiva conta com diversas modalidades que apresentam dinâmicas, jogos, regras, espaços e implementos diferenciados. Esta atividade convida o público a incluir o movimento no seu dia-a-dia de forma lúdica e descontraída. Livre.

20/01 e 24/02. Domingos, das 9h às 13h.

DE ÔNIBUS

VISITA AO CENTRO PARALÍMPICO BRASILEIRO

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, e tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Neste passeio conheceremos as instalações e os esportes que desenvolvem. Acima  de 10 anos. Menores devem estar acompanhados dos responsáveis. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano

24/01. Quinta, às 13h às 17h

CANOAGEM 

O rio Jaguareguava banha o município de Bertioga, no estado de São Paulo. Iremos até lá para participar de atividade de canoagem no período da manhã e após o término passaremos o restante do dia no Sesc Bertioga. Há reserva de vagas para pessoas com deficiências por se tratar de atividade inclusiva. Acima de 6 anos. Menores devem estar acompanhados do responsável. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano.

16/02. Sábado, às 6h às 19h.

CANOA HAVAIANA E CAIAQUES DUPLOS 

Remar proporciona o contato com a natureza, benefícios físicos e alivia o stress. Nessa atividade iremos trabalhar em grupo, desenvolvendo ritmo e espírito de equipe. A partir de 10 anos.  Menores devem estar acompanhados do responsável. Parque Estoril – São Bernardo do Campo – SP. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano.

23/02. Sábado, das 8h às 16h.

NO SESC SÃO CAETANO

ATIVIDADES AQUÁTICAS

Desenvolve competências que possibilitam a segurança do praticante no meio líquido, a aprendizagem e prática da natação, condicionamento físico, recreação e o bem-estar. Dia 01 – Triathlon, Dia 08 – Jogos Aquáticos, dia 15 – Biribol e Dia 22 – Hidro Coreografia. Necessário Cartão de Credencial Plena/Atividades e exame dermatológico atualizado.

01 a 22/02. Sextas, às 19h

EM OUTRAS CIDADES

FUTSAL FEMININO – PARTICIPAÇÃO E INSPIRAÇÃO

Atletas dividem sua experiência com crianças e reforçam a importância da participação feminina na modalidade. Com Lorrana Dias Correa e Rafaela Nicario no período da manhã e Marisa Marcondes e Stelamaris no período da tarde. Acima de 6 anos.

13/02. Quarta, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Local: Ginásio Poliesportivo Celso Daniel – Rua Fábio José Delpoio, 123 – Vila Noemia - Mauá

FUTSAL FEMININO – JOGO EXIBIÇÃO

O esporte também é espaço de empoderamento feminino. Nesta atividade teremos contato com atletas, árbitras, narradoras e comentaristas que atuam no Futsal. Além de mostrarem muito talento também discutem o papel das mulheres nas carreiras esportivas. Após o jogo-exibição, as atletas interagem com o público. Livre.

13/02. Quarta, das 19h às 21h30

Local: Ginásio Poliesportivo Celso Daniel – Rua Fábio José Delpoio, 123 – Vila Noemia – Mauá.

DANÇAS CIRCULARES

Atividade que por meio de músicas tradicionais, regionais, folclóricas ou contemporâneas têm o círculo e a roda como símbolos do encontro com a diversidade cultural e com o outro. Tem como objetivo promover a integração e sociabilização entre os participantes, a fim de produzir experiências coletivas de afetividade que respeitem a forma como cada um coloca seu corpo em movimento, em diálogo com a presença das outras pessoas. Livre.

14/02. Quarta, das 8h às 9h30.

Local: Ginásio Municipal de Esportes Sumiyoshi Nakaharada – Rua Santa Rita de Cássia, 151 – Vila Japão – Itaquaquecetuba.

CIRCUITO DE LUTAS

Conhecer a filosofia das artes marciais, assim como a prática, ampliando os conhecimentos e compartilhando experiências. Acima de 06 anos.

23/02. Quarta, das 14h às 17h.

Clube Municipal Mané Garrincha – Rua dos Cariris, 195 – Piraporinha – Diadema.

POR AÍ...

SÃO CAETANO NO PEDAL!

Encontro de ciclistas para explorar roteiros urbanos, visando incentivar e refletir sobre o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Acima de 16 anos. Menores somente acompanhados dos pais. Inscrições na Central de Atendimento. Necessário ter bicicleta própria. Incentivamos o uso de equipamentos de proteção como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.

24/02. Domingo, das 8h às 12h.

ENDEREÇOS

Sesc São Caetano

Rua Piauí, 554 – Santa Paula – São Caetano do Sul

Telefone para informações: (11) 4223-8800

Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano

Espaço Verde Chico Mendes

Av. Fernando Símonsen, 566 – Cerâmica – São Caetano do Sul

Rua de Lazer

Av. Presidente Kennedy, altura do nº 2.400 – Olímpico – São Caetano do Sul

Ginásio Poliesportivo Celso Daniel

Rua Fábio José Delpoio, 123 – Vila Noemia - Mauá

Ginásio Municipal de Esportes Sumiyoshi Nakaharada

Rua Santa Rita de Cássia, 151 – Vila Japão – Itaquaquecetuba

Clube Municipal Mané Garrincha

Rua dos Cariris, 195 – Piraporinha – Diadema

SESC VERÃO 2019

De 05 de janeiro a 05 de março, em todas as unidades do Sesc São Paulo

Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

Comente aqui