São Caetano Sociedade

Programa Conviver Melhor na Quarta Idade é lançado em São Caetano

Programa foi lançado na manhã desta quinta-feira (21/8), no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli

  • Data: 21/08/2014 18:08
  • Alterado: 21/08/2014 18:08
  • Autor: Mayra Monteiro
  • Fonte: PMSCS
Programa Conviver Melhor na Quarta Idade é lançado em São Caetano

Crédito:

Dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que mais de 5.200 munícipes de São Caetano do Sul já passaram dos 80 anos de idade. Com o lançamento do Programa Conviver Melhor na Quarta Idade, realizado na manhã desta quinta-feira (21/8), no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli, essa fatia da população passa a ter atenção diferenciada da Prefeitura.

 “Nosso compromisso é ampliar a oferta de serviços a todos aqueles que precisam de cuidados especiais, sejam em decorrência da idade, mobilidade reduzida ou algum outro fator que gere dependência”, explanou o prefeito Paulo Pinheiro. “São Caetano do Sul tem hoje um dos maiores índices de longevidade do País, com 78,2 anos de expectativa de vida, e isso exige que tenhamos políticas públicas voltadas para os idosos, que estão cada dia mais ativos em nossa cidade”, completou. “É uma ação pioneira e que coloca São Caetano como referência nacional neste quesito.”

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi inaugurada a sala de Wiiterapia, onde pacientes poderão utilizar o videogame como ferramenta complementar nos exercícios de reabilitação e fisioterapia, tendo jogos interativos como mecanismo para auxiliar nos tratamentos.

Para Mario Ronaldo Chekin, secretário responsável pela Pasta, a iniciativa coroa a necessidade de constante inovação no que tange aos cuidados com os idosos. “Nossa administração observa e cuida melhor de nossos munícipes da terceira idade, tanto que estão chegando à quarta idade mais dispostos e dinâmicos”, destacou. “Temos pessoas acamadas e que precisam de auxílio ao longo do dia, mas que diversas vezes não têm o devido respaldo, visto que seus familiares precisam trabalhar. Pensando nisso, a parceria firmada com a Universidade de São Caetano do Sul (USCS) capacitará os interessados em cuidar dos idosos em todos os graus de dependência, nas atividades diárias, a fim de garantir qualidade de vida dessa população”, detalhou. “Para os que seguem ativos, nosso desafio é trazê-los de volta ao convívio social, oferecendo um leque de serviços para que estejam sempre socializados e em contato com o mundo.”

A parceria com a USCS citada por Chekin propiciará à população o curso de Acompanhante de Idosos, capacitando pessoas que queiram ou necessitem cuidar e apoiar os mais velhos. “Para nós, é uma grande satisfação participar deste projeto”, sintetizou Marcos Sidnei Bassi, reitor da universidade.

Na ocasião, também foi inaugurada a sala de Naturologia, que funcionará graças a uma parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, e levará aos sancaetanenses tratamentos como cromoterapia, aromaterapia, massagens, entre elas shiatsu e ayurveda, acupuntura e reflexologia. “Esse é um trabalho piloto, mas com objetivo de ter continuidade. A Naturologia visa o bem estar, atenção especial à prevenção de doenças e promoção da saúde, com foco na qualidade de vida, por meio de terapias integrativas complementares”, explicou André Luiz Ribeiro, coordenador do curso de Naturologia da Anhembi Morumbi. “Para nós, é uma oportunidade fantástica”, finalizou. Neste espaço, estudantes do curso farão estágio supervisionado e contribuirão para harmonizar a vida social e emocional, propiciando a manutenção ou o resgate do autoconhecimento e autoestima dos pacientes.

Para usufruir os serviços, os munícipes deverão ser encaminhados pelos profissionais que atuam nos CISEs. A princípio, o CISE João Castaldelli terá o selo Conviver Melhor na Terceira e Quarta Idades, mas o intuito é ampliar o projeto para todos os Centros.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 21/08/2014 06:08
  • Alterado: 21/08/2014 06:08
  • Mayra Monteiro
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados