São Caetano Lazer

Playground para crianças cadeirantes é inaugurado no Chico Mendes

Crianças e familiares acompanharam na manhã desta quarta-feira (3/12), no Parque Chico Mendes, em São Caetano do Sul, a abertura do Playground Criança Cadeirante.

  • Data: 03/12/2014 17:12
  • Alterado: 03/12/2014 17:12
  • Autor: Mayra Monteiro
  • Fonte: PMSCS
Playground para crianças cadeirantes é inaugurado no Chico Mendes

Crédito:

A ação marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e integra a programação da I Virada Inclusiva da cidade. “O espaço foi pensado para levar lazer às pessoas com deficiência”, comentou o prefeito Paulo Pinheiro. “A inclusão social é uma preocupação constante e essa é mais uma forma de elevar a qualidade de vida de nossos munícipes.”

Segundo Thiago Tortorello, secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, questões como acessibilidade e socialização têm recebido atenção especial em São Caetano. “O Playground Criança Cadeirante conta com um balanço frontal e um carrossel onde crianças com ou sem deficiência podem brincar juntas”, explicou. “Além disso, com a I Virada Inclusiva, promovemos sessões de leitura de livros em Braille, oficina de DanceAbility, torneios esportivos e apresentações culturais, entre outros.”

Para Emerson Baldi e Katiane Baldi, pais de João Pedro, de 8 anos, São Caetano é pioneira no que diz respeito a inclusão. “Moramos há dois anos na cidade e a escolhemos justamente por conta dos serviços que oferece ao nosso filho na educação, no esporte e, agora, também com mais essa opção de lazer”, falou o pai. “Ficamos felizes em perceber essa atenção com o João. Já observamos que ele apresenta avanços no desenvolvimento e está mais comunicativo”, acrescenta a mãe. Perguntado sobre o parque, o garoto mostrou o carrossel como sua atração favorita.

Kauanny Vitória Uchôa, de 5 anos, acompanhada da avó Neide Carrari, também escolheu o brinquedo que gira como predileto. Segundo Neide, apesar da desenvoltura da neta, esse espaço permite mais liberdade para a criança. “Ela é muito dinâmica e ativa, mas, muitas vezes, não pode interagir nos brinquedos. Dessa vez, ela pode brincar ao invés de ficar somente olhando. Ficamos muito felizes com esse espaço”, finalizou.

VIRADA – A programação da I Virada Inclusiva de São Caetano segue até domingo (7/12), com uma série de eventos organizados pelas secretarias das Pessoas com Deficiência, Cultura, Esporte e Turismo e o Sesc São Caetano. Confira abaixo a grade completa:
– Dia 3/12, às 19h30: Palestra sobre o aplicativo CittaMobi Acessibilidade, com Luiz Eduardo Mariz. Local: Auditório do Sesc São Caetano;
– Dia 4/12, às 14 horas: Oficina DanceAbility. Método de dança que utiliza a improvisação para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com ou sem deficiência. Local: Espaço de convivência do Sesc São Caetano
– Dia 6/12, às 10 horas: Torneio de duplas de Tênis Inclusivo. Local: CR Tennis Academy (São Caetano Esporte Clube – Rua Ceará, 393, Bairro Fundação);
– Dia 6/12, às 16 horas: Apresentação do Grupo Só Vendo para Crer, grupo de samba formado por deficientes visuais. Local: Espaço de convivência do Sesc São Caetano;
– Dia 7/12, às 9 horas: I Festival da Natação Adaptada. Local: CISE João Nicolau Braido (Rua Humberto de Campos, 600, Bairro São José).

Compartilhar:
1
Crédito:Du Merlino/PMSCS
1
Crédito:Du Merlino/PMSCS
1
Crédito:Du Merlino/PMSCS
1
Crédito:

  • Data: 03/12/2014 05:12
  • Alterado: 03/12/2014 05:12
  • Mayra Monteiro
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados