São Caetano Cidade

Planejamento urbano tem reforço das universidades em São Caetano

Prefeitura de São Caetano, USCS e Instituto Mauá de Tecnologia firmam Termo de Compromisso e Cooperação estimulando a produção de pesquisas e análises técnicas

  • Data: 26/08/2014 15:08
  • Alterado: 26/08/2014 15:08
  • Autor: Alexandre Costa
Planejamento urbano tem reforço das universidades em São Caetano

Crédito:

A Prefeitura de São Caetano do Sul, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e a Universidade de São Caetano do Sul (USCS) assinaram nesta quinta-feira (28/8) um Termo de Compromisso e Cooperação que tem como objetivo estimular a produção de pesquisas e análises técnicas pelas universidades para subsidiar o planejamento urbano da cidade. O acordo vai permitir que a comunidade acadêmica das instituições contribua de forma ainda mais efetiva no enfrentamento de desafios logísticos da cidade, como na área da mobilidade urbana.

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, saudou a assinatura da cooperação, que não terá custos para o município. “Esta parceria é de grande importância para a cidade. Com a Prefeitura, a USCS e o Instituto Mauá de Tecnologia integrados em busca de soluções para os desafios urbanos o povo de São Caetano só tem a ganhar”, avaliou. “Só posso agradecer a todos os envolvidos nesta cooperação, que tem tudo para ajudar nossa cidade especialmente em relação à mobilidade.”

O termo de cooperação deve aumentar a produção universitária de estudos, pesquisas e análises técnicas que subsidiem o planejamento urbano de São Caetano, sempre em busca do desenvolvimento sustentável do município. Além disso, os estudantes terão como benefício uma formação mais abrangente, pois poderão utilizar em suas pesquisas fatos e cenários reais. “O IMT e a USCS são dois centros de excelência. O que buscamos é que este conhecimento produzido nas duas universidades permita um avanço no planejamento de nossa cidade”, afirmou Francisco Antonio Soeltl, secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho da Prefeitura.

O reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, José Carlos de Souza Júnior, destacou ser um orgulho para a instituição fazer parte desta parceria. “É uma honra para nós e tenho certeza que este acordo será proveitoso tanto para a cidade de São Caetano, quanto para os alunos”. Marcos Sidnei Bassi, reitor da USCS, lembrou dos desafios enfrentados pela administração pública no País e o papel de destaque que as universidades podem desempenhar no desenvolvimento. “Parcerias como esta são um dos caminhos para apresentarmos propostas a nossas cidades”.

Grande produtor de conhecimento científico nas áreas da Engenharia, Administração e Design, o IMT já possui alguns trabalhos voltados ao planejamento e desenvolvimento urbano de São Caetano. “O que a formalização desta cooperação vai fazer é aumentar o alcance destes estudos”, explicou o superintendente de planejamento e desenvolvimento da instituição, Fábio Sampaio Bordin. “E agregar a USCS a esta parceria também nos traz uma satisfação muito grande”, concluiu.

A cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso e Cooperação entre Prefeitura, USCS e Instituto Mauá de Tecnologia contou também com a presença do vereador Roberto do Proerd, que representou a Câmara Municipal. “Este trabalho excelente realizado pelo IMT e pela USCS não começou hoje – ele é de décadas”, ressaltou.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 26/08/2014 03:08
  • Alterado: 26/08/2014 03:08
  • Alexandre Costa









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados