São Caetano Educação

Novas tecnologias no ensino de arte é tema de pesquisa

Estudo da USCS foi realizado com professores da rede pública de ensino de São Caetano do Sul

  • Data: 08/01/2015 14:01
  • Alterado: 08/01/2015 14:01
  • Autor: Ana Paula Lazari
  • Fonte: USCS
Novas tecnologias no ensino de arte é tema de pesquisa

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Em um ambiente com estudantes cada vez mais informatizados, qual é o real uso das novas tecnologias nas escolas? Qual sua eficácia? E estes professores, estão preparados para levar a tecnologia para a sala de aula?

Considerando o incentivo ao uso de novas tecnologias no ensino de Artes nas escolas na rede municipal de São Caetano do Sul, a educadora Elci Candido Ferreira Marcilio desenvolveu a pesquisa acadêmica denominada “Web & arte: Desafios comunicacionais na Educação”. O estudo resultou na sua dissertação de Mestrado em Comunicação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O trabalho, que incluiu aplicação de questionário a professores da disciplina de artes e entrevista com profissionais da área da educação, buscou investigar as apropriações das novas tecnologias de informação e de comunicação, especialmente a Web, pelos docentes no ensino de Artes das escolas da rede municipal de ensino fundamental da cidade.

Elci revela que, pelos resultados obtidos na pesquisa, o professor ainda é a figura imprescindível na organização, controle e integração dos agentes participantes de uma aula. “É ele quem vai mediar a forma de se construir conhecimento. Para que isso ocorra com eficácia, ele deverá manipular e dominar as novas tecnologias pertinentes ao seu trabalho à sociedade real”, observa a educadora. Elci analisa positivamente o quadro educacional da cidade: “a realidade de São Caetano do Sul nos mostra que cada aluno do ensino fundamental dispõe de um laptop, nas escolas. Assim, de maneira produtiva e prazerosa, pode, por intermédio de um professor preparado, ser inserido na sociedade digital com segurança, consciência e dignidade de um cidadão participativo, com plenos direitos de experimentar, de viver, de recriar, de sentir-se útil e importante no meio e no momento em que vive”.

Para o docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientador da aluna, Elias Estevão Goulart, a pesquisa foi importante porque se constatou a real necessidade de preparo dos docentes na apropriação das novas tecnologias digitais para o exercício profissional. “Apesar do ambiente ‘altamente focado na tecnologia’, como é o município onde se desenvolveu o estudo, observou-se, por um lado, certa relutância no emprego da Internet, bem como desconhecimento de possibilidades comuns de utilização; por outro lado, a percepção de que o caminho delineado à frente para a Educação passa, necessariamente, pela absorção e correto emprego das tecnologias digitais, especialmente associadas com a Internet”, ressaltou o orientador.

A dissertação de mestrado de Elci Candido Ferreira Marcilio está disponível para consulta – na íntegra – no link: http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao/dissertacoes/2012/pdf/dissertacao_Elci_Candido_Ferreira_Marcilio.pdf

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O programa de Mestrado em Comunicação da USCS tem por objetivo contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Mais informações sobre o programa em http://www.uscs.edu.br/posstricto/comunicacao

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  • Data: 08/01/2015 02:01
  • Alterado: 08/01/2015 02:01
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