Data: 11/10/2018 13:11 / Autor: Redação / Fonte: PMSCS

Escolas de São Caetano incentivam convívio com livros

Alunos contam com atividades que estimulam o convívio com os livros


Árvore de Livros é iniciativa na EMEF Oswaldo Massei
Árvore de Livros é iniciativa na EMEF Oswaldo Massei

Crédito: Divulgação/PMSCS

A data de 12 de outubro, além de Dia das Crianças, é também o Dia Nacional da Leitura. Nas escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Caetano do Sul nem é necessária uma data especial para o incentivo à prática da leitura. Durante todo o ano letivo, os alunos contam com atividades que estimulam o amor e o convívio com os livros.

“Esse estímulo é feito de forma lúdica”, explica a secretária de Educação Janice Paulino César. “Não adianta forçar os alunos a lerem, é preciso cultivar o interesse deles desde cedo, apresentando diferentes gêneros literários de forma atrativa e prazerosa”, completa.

As escolas de São Caetano do Sul adotam diferentes estratégias com esse objetivo. Deixar os livros acessíveis às crianças, em espaços confortáveis e atraentes é uma delas. Salas e “cantinhos de leitura” podem ser encontrados em escolas do Ensino Infantil ou Fundamental, com publicações adequadas às diferentes faixas etárias. Contações de histórias, leituras mediadas pelo professor e feiras de trocas de livros são outras atividades.

Há também a “Sessão Simultânea de Leitura”, realizada em várias escolas da cidade. “Em cada sala um livro diferente é lido. A sala é toda decorada e alguns professores chegam a se fantasiar como os personagens. São confeccionados até ´ingressos´ que os alunos apresentam para entrar na sala escolhida”, conta a professora Antonieta De Simone Rodrigues, diretora da EMEF Profª Eda Mantoanelli.

ÁRVORE

Na EMEF Oswaldo Samuel Massei faz sucesso uma iniciativa espontânea. Uma Árvore de Livros foi “plantada” pelo artista Jânio Gomes, funcionário da escola, e oferece livros e diversão para os alunos.

Crédito: Divulgação/PMSCS

Comente aqui