Data: 18/04/2019 15:36 / Autor: Redação / Fonte: Sesc São Caetano

Chef Rubens Salfer ministra curso gratuito no Sesc São Caetano

No dia 26 de abril às 20 horas, Sesc São Caetano discutirá sobre a influência na cultura indígena na gastronomia brasileira


Yamomami colheando cogumelos
Yamomami colheando cogumelos

Crédito: Sesc São Caetano

Mais um mês de Abril se inicia e com ele as comemorações do “dia do índio”. Desde 1940 a comemoração se institui no dia 19 de abril, além disso a data é considerada como um motivo de reflexões sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito dessas culturas. Com isso, o Sesc São Caetano separou diversas ações no programa “Abril Indígena” para manter as tradições vivas, através de atividades em diversos formatos e linguagens que abordam a luta dos povos indígenas por seus territórios e promovem o respeito às diferenças.

A alimentação do brasileiro possui forte influência vinda da cultura indígena, por isso no dia 26 de abril a partir das 20 horas, o chef Rubens Salfer vai mostrar receitas tipicamente brasileiras na oficina "Cogumelos Yanomami - Culinária Brasileira Com Raízes Indígenas", onde ele apresentará conhecimentos teóricos e modos de preparo deste alimento pouco difundido e utilizado pelos brasileiros.

Os Yanomami habitam as florestas de montanha do extremo noroeste de Roraima e detêm um vasto conhecimento sobre a biodiversidade de seu território e sobre as mais de dez espécies nativas dos fungos comestíveis encontrados por lá.

Além do contato com os cogumelos coletados pelos indígenas, os participantes poderão apreciar diferentes combinações de sabores e receberão um material com informações sobre o produto e suas receitas. A atividade trabalha questões sobre a alimentação saudável e orgânica, e levanta questões ambientais, como a mata e os alimentos nativos pouco conhecidos. Para participar é necessário se inscrever na Central de Atendimento do Sesc São Caetano.

SOBRE O CHEF

Rubens Salfer, Sub Chef do DOM, restaurante do conhecido chef Alex Atala, é formado em Gastronomia pela Univali, em Santa Catarina, e trabalhou por sete anos fora do Brasil em diversos restaurantes estrelados. Há dois anos roda o Brasil com aulas, palestras e oficinas diferenciadas explorando os momentos de aprendizado, troca de experiências e diversão.

SERVIÇO

Classificação: Livre

Ingressos: grátis

Telefone para informações: (11) 4223-8800

LOCAL

Sesc São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Comente aqui