São Caetano do Sul

  • Foto Gabinete do Prefeito de São CaetanoA cidade de São Caetano do Sul está localizada na mesorregião metropolitana de São Paulo. Juntamente com os municípios de Santo André e São Bernardo, compõe a área conhecida como ABC Paulista. Embora tenha se desenvolvido bastante economicamente, São Caetano do Sul não apresenta uma grande extensão (15 km²). É a única cidade do estado de São Paulo que não é cortada por nenhuma rodovia estadual ou federal.
    O local onde a cidade se estabeleceu é povoado desde o século XVI e trata-se da mesma área na qual se formaram as cidades de Santo André e São Bernardo – designada em 1553 como Vila de Santo André da Borda do Campo. No século seguinte, alguns sítios da região foram doados ao Mosteiro de São Bento, da vila de São Paulo, e os padres beneditinos construíram no local uma capela dedicada a São Caetano di Thiène, santo que deu nome à cidade, na ocasião de sua emancipação em 1948.
    Desde então, o município vem apresentando um notável crescimento político, econômico e cultural. Seu perfil econômico, assim como o das demais cidades do ABC, desenvolveu-se tendo como base a indústria e o setor automobilístico. Um exemplo disso é a sede da General Motors, localizada na Avenida Goiás, principal centro financeiro de São Caetano.
    O comércio também tem grande destaque na cidade, reunindo filiais de lojas conhecidas em todo o país. O setor de serviços é mais uma vertente da economia que chama atenção no município. Hoje ele é responsável por mais de 45 mil postos de trabalho em São Caetano do Sul.
    Outro setor da cidade que recebe atenção especial por parte do poder público é a educação. Aproximadamente 35% da arrecadação municipal são aplicados nessa área. O resultado de tamanho investimento é comprovado pelo baixíssimo índice de analfabetismo (0,07%) e pela máxima presença de crianças do ensino infantil – todas estão matriculadas na rede municipal de ensino. São Caetano do Sul tem 39 escolas municipais, divididas entre creches, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
    A cultura da cidade é preservada por meio de espaços como o Museu Histórico Municipal, que reúne um acervo formado por objetos pessoais, quadros de artistas locais, ferramentas de trabalho, retratos dos pioneiros da colonização, peças sacras e cerâmicas; a Pinacoteca, que conta com obras adquiridas pela prefeitura durante os Salões de Arte Contemporânea; e locais reservados à exposição de fotografias, livros e outras obras.
    Já o lazer e o entretenimento fica garantido com os sete parques espalhados pela cidade: Espaço Verde Chico Mendes, Parque Catarina Scarparo D’Agostini, Parque Botânico Jânio da Silva Quadros, Parque Santa Maria, Parque Municipal São José, Cidade das Crianças e Espaço de Lazer e Recreação José Agostinho Leal.
    Educação de qualidade, bons espaços de lazer e cultura e ótimas oportunidades de emprego são alguns dos benefícios que os moradores de São Caetano do Sul podem desfrutar.