São Bernardo Meio Ambiente

Vila Vivaldi passou no teste contra enchentes

Piscinão construído no bairro, com capacidade para reter 28,5 mil m³ de água, começa a dar resultados e alagamentos causados pelas chuvas não acontecem mais

  • Data: 27/02/2015 09:02
  • Alterado: 16/08/2023 18:08
  • Autor: Cosmo Silva
  • Fonte: PMSBC
Vila Vivaldi passou no teste contra enchentes

Piscinão da Vila Vivaldi resultou no fim dos alagamentos na região

Crédito:Raquel Toth

Na região da Vila Vivaldi, que por décadas foi castigada por alagamentos, a construção de piscinão com capacidade para reter 28,5 mil m³ de água (antes era de apenas 4 mil m³), os alagamentos não acontecem mais. A maior prova da eficiência das intervenções do Drenar, maior programa de combate às enchentes em São Bernardo do Campo, ocorreu na quarta-feira (25), quando foram registrados 59 mm de chuva naquela área e não houve nenhum ponto de alagamento nas ruas do bairro.

Antes das obras do Drenar, bastava chover o equivalente a 35 mm que toda a localidade computava estragos e transtornos. De acordo com a Defesa Civil de São Bernardo, esses índices pluviométricos naquela região não aconteciam desde 2011. “Choveu muito, e com forte intensidade, naquela localidade das 13h às 17h. Durante esse período registramos 59 mm acumulados de água. Se não fosse o piscinão, esse índice com certeza teria causado alagamentos e, consequentemente, transtornos à população”, explicou Luiz Antônio Neves Costa, coordenador da Defesa Civil da cidade.

Moradora da Rua Tietê há seis anos, Camila Medeiros Picasso lembra que já presenciou vários alagamentos no bairro. Segundo ela, graças ao piscinão construído na Vivaldi, nenhum alagamento aconteceu no bairro nessa temporada de chuvas.

 “Lembro com muita tristeza de duas enchentes, porque a água entrou em casa. Felizmente, com essa obra, mesmo com os temporais fortes que já caíram, nada disso aconteceu”, constata a moradora.

Além da construção dos reservatórios Vivaldi, Ipiranga e Helena, todos concluídos, e o da Rua Jacquey, em andamento, está sendo construído na região o reservatório Tanque das Mulatas. As obras incluem a modernização e ampliação da drenagem e criação do sistema de galeria blindada na Avenida Winston Churchill.

DISK DRENAR – Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre as obras de drenagem: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa.drenar”.

Compartilhar:

  • Data: 27/02/2015 09:02
  • Alterado: 16/08/2023 06:08
  • Cosmo Silva
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados