Data: 19/07/2012 23:37 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

UPA Baeta Neves qualifica atendimento de urgência na região

A UPA 24 horas substituiu o antigo pronto-socorro, que funcionava precariamente no bairro, e tem capacidade para atender a demanda de urgência e emergência

A rede de atendimento à Saúde na região do Baeta Neves ganhou um reforço a partir da inauguração, em outubro de 2011, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Baeta Neves. A nova estrutura foi dimensionada para atender a demanda de urgência e emergência do bairro e arredores. O antigo pronto-socorro foi desativado porque apresentava problemas na estrutura - como infiltrações e falta de acessibilidade. A nova UPA substituiu um pronto-socorro que não oferecia condições de atendimento adequado à população.

A UPA Baeta Neves segue o padrão de toda a rede de urgência e emergência implantada em São Bernardo do Campo, atualmente com oito unidades. Além de uma estrutura física ampla e moderna, com equipamentos sofisticados, a rede oferece um atendimento humanizado e acolhedor. Em vez de atender os pacientes por ordem de chegada, os atendimentos são organizados por classificação de risco, ou seja, é dada prioridade aos casos mais graves.

A unidade conta com médicos socorristas, leitos pediátricos e para adultos, e sala dotada com equipamentos de UTI, que permitem a estabilização de pacientes graves até a remoção para um hospital de referência.

A população atendida ainda tem à disposição laboratório de análises, salas de medicação e nebulização e farmácia 24 horas, que fornece medicamentos gratuitos para os pacientes atendidos no local. Os usuários também podem fazer eletrocardiograma e exames radiológicos. Uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 permanece dia e noite na unidade. Com essa estrutura, a UPA 24 horas consegue resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames.

Reforma da UBS – Outro reforço na Saúde do Baeta Neves será a reforma e ampliação da UBS da região, prevista para ter início no começo de 2013. O projeto prevê a ampliação da unidade com a incorporação do espaço ocupado pelo antigo PS. O prédio do antigo pronto-socorro está sendo utilizado para o atendimento aos usuários da UBS Farina enquanto a unidade passa por obras de reforma e ampliação.

Comente aqui

Comentários via Facebook. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta do Facebook poderá ser banida. Comentários não expressam a opinião do Portal ABCdoABC