São Bernardo Política

São Bernardo sedia debate sobre o plano diretor da Região Metropolitana

Reunião foi realizada na sede da Prefeitura de São Bernardo, no Paço Municipal, nesta terça-feira

  • Data: 22/06/2016 14:06
  • Alterado: 22/06/2016 14:06
  • Autor: Niceia de Freitas
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo sedia debate sobre o plano diretor da Região Metropolitana

Crédito:Nilson Sandre

O último ciclo de mobilização para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo ocorreu na noite de terça-feira (21), no Paço Municipal, no Centro. Coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que é presidido pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o objetivo do PDUI é estabelecer um plano diretor para todos os municípios da região metropolitana. De acordo com legislação federal, esse documento deve ser elaborado até 2018.

Os objetivos e desafios que envolvem a definição do plano foram apresentados durante o evento. Além de técnicos do Consórcio, compareceram representantes da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e da sociedade civil. O secretário de Obras de São Bernardo, Alfredo Buso, representou o prefeito.

A elaboração do Plano envolve poderes públicos municipais, estaduais e a sociedade. O objetivo é discutir soluções e ações conjuntas para melhorar a vida das pessoas. Para isso, o PDUI levará em conta os planos diretores municipais, mas com ênfase para os problemas comuns a vários municípios.

Assessora de planejamento da Diretoria de Gestão de Projetos da Emplasa, Fernanda Costa explicou que o Plano proporcionará uma metrópole mais igualitária. “Com mais opções de trabalho, saúde e lazer, haverá melhoria na condição de vida das pessoas. A solução dos problemas depende de uma articulação conjunta.” Entre as questões que serão tratadas no PDUI estão o transporte metropolitano, abastecimento de água, saneamento ambiental e habitação.

O processo de elaboração do PDUI é coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, liderado pelo prefeito Luiz Marinho e do qual fazem parte 39 prefeituras.

Compartilhar:

  • Data: 22/06/2016 02:06
  • Alterado: 22/06/2016 02:06
  • Niceia de Freitas
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados