Data: 13/11/2017 17:15 / Autor: Gabriela Maria / Fonte: PMSBC

São Bernardo promove ação de combate à Diabetes

Plano consiste na realização, no Shopping São Bernardo, de testes rápidos da doença, com resultado imediato; pacientes que apresentarem alterações serão encaminhados para tratamento


Crédito: Reprodução

A Prefeitura de São Bernardo irá realizar, nesta terça-feira (14/11), uma ação especial em prol do Dia Mundial em combate à Diabetes. O evento acontecerá em parceria com o Shopping São Bernardo Plaza, localizado na Avenida Rotary, 624, no Ferrazópolis, das 10h30 às 15h. Serão realizados testes rápidos de glicemia. O resultado será emitido de forma imediata e os pacientes que apresentarem alterações serão encaminhados para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo dados da Secretaria de Saúde, São Bernardo possui 8.100 pacientes diabéticos, que realizam tratamento e retiram insumos e medicamentos no município. Porém, como se trata de uma doença extremamente silenciosa, grande parte da população possui o distúrbio e desconhecem dos sintomas.

 “O setor da Saúde vem trabalhando de maneira exaustiva todos os planos de prevenção e conscientização. Este tem sido um importante diferencial e uma nova regra na Administração”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, ações como essa servem para alertar a população sobre os perigos da doença e também para sobre a importância do diagnóstico precoce. “A diabetes é uma doença crônica, silenciosa e que não tem cura. Se não for controlada, pode ocasionar outros diversos problemas, como distúrbios cardíacos e renais, problemas de cicatrização, entre outros. A população deve ficar em alerta e sempre procurar as unidades de saúde. Descobrir a doença logo no início faz total diferença para a eficácia do tratamento”, apontou Reple.

CUIDADO CONSTANTE
O tratamento da diabetes vem sendo uma preocupação constante em São Bernardo. Recentemente, a Prefeitura lançou o programa “Diabetes Sob Controle”, onde o paciente é monitorado dia a dia por uma equipe multidisciplinar e recebe todo o apoio e auxílio necessário para controlar o distúrbio e manter a glicemia controlada.

Para a execução do projeto, foi firmada uma parceria com uma empresa privada e disponibilizados glicosímetros, balanças e um aplicativo de celular. Todas as medições dos pacientes são enviadas para a empresa, via bluetooth, ampliando o acompanhamento. Além disso, foi disponibilizada uma central telefônica, que entra em contato com os pacientes quando percebem alterações nos índices glicêmicos.

Comente aqui