Data: 18/11/2017 09:01 / Autor: Carla de Gragnani / Fonte: Secom - PMSBC

São Bernardo inaugura Jogos Abertos do Interior de 2017

Abertura do evento foi marcada pelo tradicional desfile das delegações, além do acendimento da pira olímpica, pela ginasta Daniele Hypólito


Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

A 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI) de 2017 foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (17/11) em evento realizado no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, no Parque Anchieta. A cerimônia reuniu cerca de 2.000 pessoas, entre atletas, dirigentes, membros de comitês e autoridades como o prefeito Orlando Morando e o secretário estadual de Esporte e Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino. Neste ano, as competições das 32 modalidades disputadas serão realizadas em cinco cidades (São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), em modelo adotado de forma pioneira no Grande ABC. A organização é do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Em evento grandioso, a abertura dos JAI 2017 foi marcada pelo tradicional desfile das delegações participantes, além do acendimento da pira olímpica, que ficará sob constante vigília até o encerramento da competição. A atleta escolhida para carregar a tocha foi a ginasta e medalhista mundial, Daniele Hypólito. Homenageada de forma simbólica, a ginasta não disputará esta edição dos Jogos, por divergência entre as categorias disputadas.

Apesar da ausência da ginasta, outros 550 atletas de 27 modalidades participarão dos jogos defendendo o brasão de São Bernardo. Ao todo, cerca de 15 mil atletas de 190 cidades participarão da competição até o encerramento no dia 26. Entre os destaques são os nomes já consagrados e amplamente conhecidos do público, como o mesa-tenista e medalhista pan-americano Hugo Hoyama, os ginastas e medalhistas olímpico e pan-americano Diego Hypólito e Caio Souza, e a judoca Gabriela Mantena. 

Também de São Bernardo, a jogadora de Handebol Deborah Hannah foi a responsável pelo juramento do atleta, que prega o fair-play e a colaboração mútua na competição. “Os Jogos Abertos sempre tiveram a característica de unir os atletas paulistas, agora une regiões do Estado. Como prefeito de uma das cidades-sede e presidente do Consórcio, quero dar as boas-vindas a todas as delegações e desejar que o juramento dos atletas seja cumprido. Acima de tudo, desejo que esta 81ª edição dos Jogos seja um sucesso e que continue revelando atletas para o Brasil e o mundo”, discursou Morando, no evento.

Também participaram da abertura representantes das outras quatro cidades-sede: Luiz Zacarias, prefeito em exercício de Santo André, Beto Vidoski, prefeito em exercício em São Caetano, e os secretários de Esporte de Mauá e Ribeirão Pires, Salvador Cruz e Eduardo Iuquio Ywasaki.

Em busca de seu sexto título, as equipes que representarão São Bernardo se apresentam aos Jogos com bom retrospecto, após conquistar mais uma edição dos Jogos Regionais, também organizados pelo Estado, em julho passado, além de ostentar o título de atual campeã dos Jogos Abertos. Em 2016, a delegação da casa conquistou seu quinto título, computando 337 pontos – uma larga vantagem sobre o segundo colocado São José dos Campos.

PROGRAMAÇÃO
Iniciada nesta quinta-feira (16/11), com congressos técnicos e pesagem no boxe, a competição prossegue nesta sexta-feira (17/11) com importantes etapas em São Bernardo. O Ginásio Poliesportivo inicia a programação, às 14h, com as primeiras disputas da primeira e segunda divisão do Futsal masculino livre e sub-21.

Ao longo do dia, o Centro de Ginástica Artística, na Arena Olímpica São Bernardo, também recebe as primeiras etapas da competição, com destaque para a participação de Hypólito e do medalhista olímpico, Arthur Zanetti, enquanto o Parque da Juventude – Citá di Maróstica sedia a disputa no skate. Já o Estádio Municipal Baetão contará nesta sexta-feira com partidas do futebol masculino e o Ginásio do Baetão sedia os jogos de vôlei masculino e feminino da primeira e segunda divisão.

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Comente aqui